Ceará surpreende e vence Palmeiras no Allianz Parque em estreia no Brasileirão
Time comandado por Dorival Jr. fez 3 a 2 na casa do Verdão, que ainda não tinha perdido pontos lá neste ano
Intenso no início da partida e administrando e explorando contra-ataques na etapa final, o Ceará fez um jogo bom e sólido e surpreendeu o Palmeiras, vindo de 10 jogos seguidos com vitórias no Allianz Parque, para vencer por 3 a 2 em São Paulo, na noite deste sábado (9), na estreia das equipes no Brasileirão 2022.
Pressionando o time de Abel Ferreira, o Vozão abriu o placar logo aos 6min, após roubada de bola explorando a velocidade do colombiano Mendoza, que cruzou. Na tentativa de cortar, o lateral Jorge marcou gol contra. Sete minutos depois, o mesmo Mendoza aproveitou a bola viva no escanteio e bateu no alto para fazer 2 a 0. Zé Rafael descontou aos 21min, após belo chute forte de primeira depois de cruzamento de Raphael Veiga.
Com o gol, o Palmeiras passou a intensificar a pressão e empilhou chances contra o goleiro João Ricardo, enquanto o Ceará apostou na velocidade dos contra-ataques para levar perigo a Weverton. E o time alvinegro suportou a pressão e ampliou justamente em um contragolpe, aos 40 da etapa final: após jogada de Vina, Erick chutou, e Lucas Ribeiro encheu o pé para aproveitar rebote do goleiro palmeirense. O zagueiro Gustavo Gómez ainda descontou nos acréscimos, convertendo pênalti marcado com auxílio do VAR, que apontou falta de Richardson em Gabriel Veron. O jogo terminou com confusão entre os bancos dos dois times, a expulsão de Vina - que levou segundo amarelo após puxar Danilo - e 11 minutos de acréscimo.
O Palmeiras volta a campo já nesta terça (12), quando tentará a reabilitação contra o Independiente Petrolero (Bolívia) no Allianz Parque. Depois, encara o Goiás fora de casa pelo Brasileirão, no sábado. Já o Ceará, que dorme líder do torneio por ter sido o único vencedor do dia, entra em ação pela Sul-Americana contra o La Guaira, na Venezuela, também na terça. No domingo, fará sua estreia em casa no Brasileirão ao receber o Botafogo.