Com confusão, Caxias elimina o Internacional e avança à final
Equipe de Caxias do Sul vai enfrentar o Grêmio na decisão
O Inter está eliminado do Campeonato Gaúcho de 2023. Em uma semifinal marcada por emoção, pênaltis e briga generalizada, o Colorado voltou a empatar com o Caxias por 1 a 1, neste domingo (26) e viu o time do interior gaúcho converter 100% de suas cobranças de pênalti para vencer a disputa por 5 a 4 em pleno Beira Rio lotado. Pelo segundo ano consecutivo, o Inter não chega à decisão do estadual.
Precisando vencer para avançar à final, já que empatou em 1 a 1 no primeiro jogo, a equipe colorada foi para o ataque desde o início e abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, com o jovem Maurício. Valente, o Caxias buscou o empate ainda no primeiro tempo. Já nos acréscimos, Eron deixou tudo igual no placar.
Já no segundo tempo, o Inter ficou com um jogador a menos após De Pena acertar uma voadora em jogador do Caxias e receber o segundo cartão amarelo.
Mesmo com um jogador expulso, o Internacional pressionou em busca do gol, mas parou na falta de pontaria de seus jogadores e no goleiro Bruno Ferreira.
Com a igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis e o Caxias levou a melhor ao converter todas as cinco cobranças e contou com a defesa de Bruno Ferreira em cobrança de Estavão para avança à final, contra o Grêmio. Já o Inter amarga o aumento no jejum na conquista do estadual, que não vem desde 2016.
Após classificação do Caxias, e eliminação do Inter, os jogadores protagonizaram cenas lamentáveis no gramado do Beira-Rio, com trocas de socos e pontapés. Um torcedor colorado foi flagrado em campo agredindo um atleta do Caxias enquanto segurava uma criança no colo.