Grêmio e Bahia se enfrentaram nessa quarta-feira (12) em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. As equipes entraram em campo com o placar agregado por 1 a 1 da partida de ida e após novo empate no mesmo placar, a decisão foi vencida pelo Grêmio nas penalidades.
Na primeira etapa, o primeiro destaque aconteceu somente aos 40 minutos. Em chute de Bitello nas mãos de Acevedo dentro da área, a equipe gaúcha teve polêmico pênalti assinalado. Em cobrança de Cristaldo, o goleiro Marcos Felipe, do Bahia, defendeu.
Dez minutos mais tarde, já no tempo acrescido, o atacante Everaldo acertou forte chute de fora da área sem chance para Gabriel Grando, 1 a 0 para o Bahia no intervalo.
Na segunda etapa, o empate gremista. Após jogada individual de Ferreirinha, o camisa 10 alçou bola para área encontrando os pés de Villasanti. O paraguaio só teve trabalho de deslocar o goleiro Marcos Felipe para igualar o marcador, 1 a 1.
Após novo empate no tempo regulamentar, a vaga ficou para ser decidida nas penalidades máximas. Com quatro cobranças convertidas pelo Grêmio e três do Bahia, a classificação ficou em Porto Alegre.
Com o resultado, a equipe de Renato Gaúcho embolsará cerca de R$ 9 milhões por avançar às semifinais da copa nacional. Presente desde a primeira fase da competição, o Tricolor Gaúcho acumula agora R$ 21,8 milhões somente com as premiações do torneio.
O adversário pela Copa do Brasil, no entanto, ainda não está confirmado. O Grêmio espera definição no duelo entre Athletico-PR e Flamengo, jogo que acontece paralelamente e com desfecho também nessa quarta-feira (12).
Os próximos compromissos de Bahia e Grêmio acontecem pelo Campeonato Brasileiro. O Esquadrão viaja ao Paraná para enfrentar o Athletico, domingo (16), às 18h30. Já o Grêmio em decorrência do calendário do Corinthians - que seria próximo adversário - só volta aos gramados no sábado (22) diante do Atlético-MG, às 21h, em Porto Alegre.