Goleadas marcantes e derrota na Copa do Mundo; veja o retrospecto da Seleção no Mané Garrincha

Estádio de Brasília receberá primeira partida do Brasil desde 2021 nesta terça (15), contra o Peru, pelas Eliminatórias para a Copa de 2026

Da Redação

Richarlison comemora gol do Brasil contra o Catar no Mané Garrincha, em 2019
Lucas Figueiredo / CBF

A seleção brasileira enfrenta o Peru nesta terça-feira (15), às 21h45 (Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Essa será a primeira vez que o Brasil disputa uma partida na capital federal desde 2021. Além disso, será a sétima vez que a Canarinho joga no palco do duelo contra os peruanos.

O Brasil tem um retrospecto bem favorável no Mané Garrincha. Até aqui, são seis jogos disputados, com cinco vitórias, sendo quatro delas com três gols de diferença sobre os adversários. No entanto, o estádio não tem somente alegrias para a Seleção. A única derrota ocorreu na Copa do Mundo de 2014 e foi um grande baque para a Canarinho.

A primeira partida do Brasil no Mané Garrincha foi em 2013, na abertura da Copa das Confederações, e a Seleção fez bonito. Vitória por 3 a 0 sobre os japoneses, com direito a um golaço de Neymar, que foi indicado ao prêmio Puskás, mas não venceu a premiação. Paulinho e Jô também marcaram para os brasileiros.

Em setembro do mesmo ano, o Brasil voltou ao Mané Garrincha para um amistoso internacional contra a Austrália e, mais uma vez, fez bonito: goleou o rival por 6 a 0. Jô (duas vezes), Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo fizeram os gols da Seleção.

Em 2014, mais uma goleada do Brasil em Brasília. A Seleção enfrentou Camarões na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e goleou por 4 a 1. Neymar (duas vezes), Fred e Fernandinho marcaram para a Seleção, que avançou em primeiro do grupo e mantinha o sonho do hexa em casa vivo. Mas o time de Felipão sofreu dois duros baques ao perder de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal e de 3 a 0 para o Holanda na disputa pelo terceiro lugar.

Aliás, a derrota para os holandeses foi a única derrota do Brasil no Mané Garrincha. Após a eliminação vexatória para a Alemanha, a Seleção vivia a expectativa de, pelo menos, garantir o terceiro lugar na Copa do Mundo, mas não teve chances. Van Persie, Blind e Wijnaldum acabaram com a possibilidade de redenção brasileira.

Após a Copa de 2014, o Brasil jogou mais duas vezes no Mané Garrincha e venceu. A partida contra o Peru marca o retorno da Seleção ao estádio após três anos. O duelo também será o primeiro com torcida desde 2019, quando a equipe brasileira venceu o Catar por 2 a 0, em amistoso internacional.

Confira o retrospecto completo do Brasil no Mané Garrincha:

  • 2013 - Brasil 3x0 Japão - fase de grupos - Copa das Confederações
  • 2013 - Brasil 6x0 Austrália - Amistoso internacional
  • 2014 - Camarões 1x4 Brasil - fase de grupos - Copa do Mundo
  • 2014 - Brasil 0x3 Holanda - disputa pelo terceiro lugar - Copa do Mundo
  • 2019 - Brasil 2x0 Catar - Amistoso internacional
  • 2021 - Brasil 3x0 Venezuela - fase de grupos - Copa América

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.