A Série B do Campeonato Brasileiro segue muito movimentada em 2024. Com apenas oito jogos para o final da competição, as últimas partidas prometem emoção na luta pelo título, acesso e rebaixamento para 2025. Na parte de cima da tabela, a 30ª rodada resultou em mudanças importantes nas probabilidades.
Os líderes da Série B perderam na rodada e desperdiçaram a oportunidade de disparar em vantagem dos adversários. O Novorizontino foi derrotado por 1 a 0 para o Amazonas, na Arena da Amazônia, e teve a sequência de seis jogos sem perder interrompida. Quem também tropeçou foi o Santos, que levou 3 a 1 do Goiás, na Serrinha.
Com a derrota para a Onça, o Novorizontino viu as chances de título e de acesso para a Série A caírem de 49% e 96% para 39% e 92%, respectivamente. O Santos também registrou quedas nas probabilidades. A possibilidade do Peixe subir de divisão é de 84% (era de 92%) e de apenas 22% de ser campeão (era de 30%).
Sport vence confronto direto e fica perto da Série A
Invicto desde a chegada do técnico Pepa e sem perder há oito jogos, o Sport se aproximou da Série A do Campeonato Brasileiro após vencer o confronto direto contra o Ceará por 2 a 1, na Ilha do Retiro. A equipe pernambucana, com a vitória, chegou a 77% de chances de subir de divisão (tinha 62%) e, assim como o Santos, soma 22% de probabilidade de título. Vale destacar que o Leão da Ilha tem um jogo a menos e pode ser líder da Série B caso vença o Novorizontino na próxima sexta-feira (11) e a partida atrasada contra o Operário-PR.
Guarani perde e fica perto da Série C
No confronto direto contra o rebaixamento, o Guarani levou a pior sobre o Ituano ao perder por 1 a 0, em Itu, e ficou perto de cair para a Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa o Bugre na lanterna com apenas 25 pontos e, embora tenha um jogo a menos, a equipe de Campinas está a oito pontos de deixar a zona de rebaixamento. A chance de queda é de 92%.
Confira as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B de 2024 após a 30ª rodada, segundo a UFMG:
Título
- Novorizontino: 39%
- Sport e Santos: 22%
- Mirassol: 10%
- Vila Nova: 3%
- América-MG: 1%
Acesso para a Série A
- Novorizontino: 92%
- Santos: 84%
- Sport: 77%
- Mirassol: 61%
- Vila Nova: 33%
- América-MG: 21%
- Ceará: 14%
- Operário-PR: 5%
- Amazonas: 4%
- Goiás: 3%
- Avaí: 2%
- Coritiba: 1%
Rebaixamento
- Guarani: 92%
- Ituano: 62%
- Brusque: 59%
- CRB: 50%
- Paysandu: 43%
- Botafogo-SP: 36%
- Chapecoense e Ponte Preta: 28%
- Coritiba: 0,2%