A 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro confirmou o primeiro clube na Série A e as primeiras equipes rebaixadas para a Série C em 2025. O Santos conquistou o acesso após vencer o Coritiba por 2 a 0, na última segunda-feira, no Couto Pereira. Enquanto isso, Brusque e Guarani vão disputar a terceira divisão no ano que vem após os resultados negativos contra Paysandu e Amazonas, respectivamente.
O Santos, inclusive, é o time com mais chances de conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro, segundo dados atualizados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta quarta-feira (13) e pode ser campeão com uma rodada de antecedência mesmo sem entrar em campo. O Peixe, que tem cinco pontos de vantagem em relação a Mirassol e Novorizontino, 2º e 3º colocados, respectivamente, precisa apenas torcer para que os rivais paulistas não vençam os seus jogos, contra Operário-PR e Paysandu, respectivamente. Dessa forma, o Alvinegro Praiano entraria em campo contra o CRB na Vila Viva Sorte com o título garantido.
Ceará ultrapassa Sport a duas rodadas para o fim da Série B
A vitória por 4 a 1 de goleada sobre o Botafogo-SP somada com o empate do Sport em 1 a 1 com a Chapecoense colocou o Ceará no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vozão, inclusive, pode conquistar o acesso para a Série A nesta 37ª rodada. Para isso, precisa vencer o América-MG e torcer para o Leão da Ilha perder da Ponte Preta.
A chance de acesso para o Ceará, atualmente, é de 59% (era de 26%). O Sport, que chegou a liderar a Série B e a ter 48% de chances de ser campeão e 94% de subir de divisão, agora soma 52% (tinha 76%).
Confira as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B de 2024 após a 36ª rodada, segundo a UFMG:
Título
- Santos: 96%
- Novorizontino: 2%
- Mirassol: 2%
Acesso para a Série A
- Santos: 100%
- Mirassol: 92%
- Novorizontino: 88%
- Ceará: 59%
- Sport: 52%
- Goiás: 3%
- Vila Nova: 3%
- Operário-PR: 0,7%
Rebaixamento
- Guarani: 100%
- Brusque: 100%
- Ituano: 98%
- Ponte Preta: 65%
- CRB: 28%
- Chapecoense: 6%
- Botafogo-SP: 1%