O Santos anunciou nesta sexta-feira (23) que quitou a dívida que tinha com o técnico Fabián Bustos, que comandou o Peixe em 2022. O Alvinegro Praiano depositou o valor de R$ 4,7 milhões na conta do treinador argentino e agora aguarda a liberação do transfer ban da Fifa para contratar e inscrever novos jogadores.
"O Santos FC quitou hoje (23) a dívida com o ex-treinador argentino Fabián Bustos. Nesta tarde, o Santos depositou na conta do técnico o valor de 4,7 milhões de reais. Bustos dirigiu a equipe em 2022 e cobrava o valor de 6 milhões reais, mas o Clube conseguiu reduzir em 1,3 milhão de reais. O Departamento Jurídico do Santos FC já enviou os comprovantes do pagamento para a Fifa, e aguarda a resposta da entidade máxima do futebol para o encerramento do transfer ban", diz a nota oficial do clube.
Com a queda do transfer ban, o Santos deve anunciar a contratação do goleiro Gabriel Brazão nas próximas horas e inscrever atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O arqueiro foi contratado para ser reserva do Peixe e já está treinando com os companheiros, mas não foi relacionado por não estar regularizado.
Fabián Bustos chegou ao Santos após a saída de Ariel Holán. O argentino até teve um bom início e chegou a colocar o Peixe na liderança do Campeonato Brasileiro de 2022, mas o time caiu de rendimento, o que fez o treinador ser demitido após a eliminação para o Deportivo Táchira, da Venezuela, na Copa Sul-Americana. Em 29 jogos, foram oito vitórias, 13 empates e oito derrotas.
Após a passagem pelo Santos, Fabián Bustos comandou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, sua ex-equipe, e o América-MG, pelo qual acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o treinador argentino está no Universitario, do Peru.