Diego Aguirre é o novo técnico do Santos. O Peixe agiu rápido após demitir Paulo Turra, na manhã deste domingo (6), e anunciou, durante a noite, a contratação do treinador uruguaio de 57 anos. Ele assina vínculo válido até o final de 2024.
Aguirre se apresenta ao CT Rei Pelé na terça-feira (8) para iniciar o trabalho no Santos. O Peixe terá, além do novo treinador, a presença do atacante Soteldo, afastado por conta de indisciplina no comando de Paulo Turra, no elenco profissional. O venezuelano foi reintegrado ao Alvinegro Praiano e já participa da atividade desta segunda-feira (7), que deve ser comandada por Marcelo Fernandes, contratado de volta ao clube.
Diego Aguirre começou a carreira como técnico no Plaza Colonia, do Uruguai, e ganhou destaque em 2003 ao assumir o Peñarol, conquistando o campeonato uruguaio no mesmo ano. O comandante também teve passagens pelo futebol árabe, argentino e mexicano. No Brasil, treinou Internacional, Atlético-MG e São Paulo.
O último trabalho de Aguirre foi no Olimpia, do Paraguai, onde garantiu a segunda melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores deste ano. Mesmo assim, os números na equipe paraguaia não são dos melhores. Foram 23 jogos, nove vitórias, seis empates, oito derrotas e aproveitamento de 47,8%.
Diego Aguirre será o oitavo técnico da gestão Andres Rueda. Desde que o presidente assumiu o Santos em 2021, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos, Lisca, Odair Hellmann e Paulo Turra foram contratados. O uruguaio terá a missão de tirar o Peixe da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e evitar a primeira queda da história.