Reforço do Vasco, Coutinho enfrentou empréstimos e lesão após venda histórica

Meia foi a segunda maior contratação da história ao ir para o Barcelona em 2018, mas teve dificuldades de se firmar como titular nos últimos seis anos

Da Redação

Agora é oficial! Philippe Coutinho é novamente jogador do Vasco. O meia-atacante fechou contrato de empréstimo por um ano com o Gigante da Colina nesta quarta-feira (10).  

Se o torcedor vascaíno vê no craque uma chance de recuperação do clube na tabela do Brasileirão, a equipe carioca também é uma chance de virada na carreira de Coutinho. Considerado um dos melhores jogadores do mundo na década passada pelo que fez na Inter de Milão e no Liverpool, o armador lutou contra lesões, empréstimos e o banco de reservas desde 2018.  

Barcelona, banco e empréstimo  

Philippe Coutinho foi anunciado como o reforço do Barcelona, da Espanha, em janeiro de 2018. Comprado do Liverpool por cerca de 130 milhões de euros, a segunda maior transação da história até aquele momento.  

Apesar da enorme expectativa, o meia não conseguiu se destacar na equipe catalã. Foram 75 partidas e 21 gols em uma temporada e meia na Espanha, passando a maior parte do tempo entre os reservas. Sob fortes críticas, o jogador foi emprestado para o Bayern de Munique.  

Na Alemanha, o brasileiro voltou a esquentar o banco de reservas. Foram apenas 38 partidas e 11 gols no Bayern. Mesmo assim, ele participou de pelo menos um momento histórico do clube da Baviera: a goleada por 8 a 2 contra o Barcelona nas quartas de final da Champions de 2020. Coutinho marcou dois gols na partida, mas não comemorou.  

Lesão e volta à Inglaterra

Apesar de participar o elenco campeão da Champions, o Bayern não exerceu a opção de compra do armador. De volta ao Barcelona, ele teve que lidar com uma grave lesão no joelho no fim de 2020, o tirando dos gramados por mais de 200 dias.  

No fim de 2022, o Barcelona anunciou o empréstimo de  Coutinho para o Aston Villa, da Inglaterra. De volta ao país onde melhor atual, Coutinho conseguiu retomar o bom futebol na reta final da Premier League daquele ano. Foram cinco gols em 19 partidas, fazendo com que ele fosse contratado pela equipe inglesa.  

Apesar do bom começo, Coutinho não conseguiu repetir as boas atuações nas duas temporadas seguintes. Novamente relegado ao banco em 2023, foi emprestado mais uma vez, para o Al-Duhail, do Catar. No mundo árabe, o roteiro se repetiu: um bom começo, mas um fim morno. Com a temporada encerrada, o Aston Villa decidiu não renovar o seu contrato, abrindo espaço para a volta ao Brasil.  

A história de Coutinho no Vasco

  • Que pese as dificuldades dos últimos anos, o vascaío vê a contratação de Philippe Coutinho como a volta de uma das maiores promessas que passaram pelo clube no século 21.
  • O meia chegou à Colina ainda criança, em 1999, estreando na equipe profissional dez anos depois, aos 17 anos.
  • Neste momento, ele já estava vendido para a Inter de Milão, da Itália, por 3,8 milhões de euros. O jogadorsó se não transferiu imediatamente porque a Fifa proíbe transferências internacional de atletas com meno de 18 anos.
  • Em sua primeira passagem no Vasco, foram cinco gol em 43 jogos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.