Petkovic agradece Zagallo por gol de falta histórico: "Me colocou para jogar"

Meia rubro-negro ameaçou não jogar a final do Carioca de 2001, mas foi convencido pelo Velho Lobo

Da redação

Mario Jorge Lobo Zagallo, que morreu aos 92 anos na última sexta-feira, está na história do Flamengo, e não é só pelo fato de ter sido jogador e técnico da equipe rubro-negra. Sem o “Velho Lobo”, o gol de Petkovic na final do Campeonato Carioca de 2001, um dos mais famosos desse século, não ocorreria. E quem diz é o próprio Pet.

Em entrevista para o programa “Os Donos da Bola RJ”, o meia contou que estava em guerra com a diretoria Flamenguista e ameaçou não jogar a final. Quem convenceu atleta e diretoria a deixarem a briga para depois foi o treinador. 

O golaço do Pet é o golaço do Zagallo, porque ele me colocou para jogar. Eu não fui para a concentração, briguei com a diretoria. Eu estava sendo preparado para ser sacrificado como bode expiatório. Aí ele conversa comigo, pergunta o que estava acontecendo. Depois fala ‘beleza, eu vou bancar, porque temos mais chances com você do que sem’ 

O resto está nos livros de história. No dia 27 de maio de 2001, o Flamengo vencia o Vasco por 2 a 1 no Maracanã, mas precisava de mais um tento para levantar a taça. Foi quando Petkovic bateu uma falta perfeita do meio da rua, acertando o ângulo do goleiro Hélton.

O gol também ficou marcado na memória de Zagallo, que também brilhou com a camisa rubro-negra nos anos 50, enquanto jogador.

“Eu comemorei como se fosse uma Copa do Mundo. Vendo aquela torcida gritando, eu me empolguei”

Mais notícias

Carregar mais