O Palmeiras anunciou na manhã desta quinta-feira (15) a venda do jovem atacante Endrick ao Real Madrid, da Espanha. A informação da transferência foi antecipada na semana passada pelo repórter Gustavo Soler, da Rádio Bandeirantes.
Endrick será jogador da equipe merengue a partir de julho de 2024, quando completará 18 anos. De acordo com a reportagem, o Real Madrid vai pagar, ao todo, 72 milhões de euros (393,9 milhões na cotação atual) pela negociação. Esse montante corresponde a corresponde a 60 milhões da multa rescisória do atleta, mais 12 milhões de impostos para a receita da Espanha.
“Concretizamos a maior negociação da história do futebol brasileiro. A proposta do Real Madrid é compatível com o enorme talento do Endrick e corresponde às metas esportivas e financeiras que estabelecemos desde o início das tratativas”, disse a presidente do Palmeiras, Leila Pereira
Dos 60 milhões de euros pagos ao Palmeiras, 42 ficarão com o Verdão, enquanto o jovem e seu staff terão direito a 18 milhões. O clube merengue pagará a primeira parcela - de cerca de 35 milhões de euros (R$ 199,5 milhões) -, já em janeiro de 2023. O restante será pago em 2024.
Multicampeão nas categorias de base do Palmeiras e na seleção brasileira, Endrick estreou no futebol profissional do Palmeiras neste ano, no dia 6 de outubro, na vitória por 4 a 0 contra o Coritiba, no Allianz Parque. O jogador disputou sete jogos, marcou três gols e recebeu o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro pela CBF. Além disso, o atacante conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileirão Sub-20.