O judoca Rafael Macedo conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes mista nas Olimpíadas de Paris.
O atleta da Sogipa (RS) participou do Os Donos da Bola desta segunda-feira (12) e falou que recebe auxílio do Bolsa Atleta, programa do Governo e que para fazer as viagens para poder lutar precisa da ajuda da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e disse como é o critério de classificação para os Jogos Olímpicos.
“Sou atleta da Sogipa, recebo um salário deles e também um auxíio do Bolsa Atleta, que é do Governo”, explicou.
“As viagens a gente faz através da Confederação Brasileira de Judô, mas o custo para viagem e lutas é muito alto. Para classificar no judô nas Olimpíadas é através do ranking internacional. Tem o circuito mundial, onde temos que estar competindo e quando chegar dois meses antes dos Jogos Olímpicos, o ranking fecha e você tem que estar entre os 18 melhores do mundo", prosseguiu.
Rafael diz que vive do judô e falou sobre a sua rotina na modalidade. O judoca disse que não tem patrocínio e o Craque Neto pediu a diretoria do Corinthians contratar o atleta, que é corintiano para o próximo ciclo olímpico, que é em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
“Vivo do judô, que é o meu trabalho. Treino duas vezes por dia. Treino, descanso, fisioterapia, treinar de novo, competição. O calendário é uma loucura”, falou Rafael Macedo.
“Não tenho patrocínio”, completou o judoca.
“Ô Augusto (presidente do Corinthians), deixa eu falar, contrata ele para ser atleta do Corinthians esses quatro anos [até as Olimpíadas de Londres 2028]. Entra em contato com ele. O Rafael só precisa de patrocinador para comer melhor, viajar. Vocês não tem ideia que um corintiano, de São José dos Campos (SP) é medalhista olímpico? E vocês não sabem disso no Corinthians”, falou Neto.