Morreu neste sábado (21), aos 86 anos, o ex-jogador inglês Bobby Charlton. A notícia foi confirmada em comunicado divulgado pela família, que não informou a causa do óbito.
“Pedimos que a privacidade da família seja respeitada neste momento”, diz a nota, que agradece “a todos que contribuíram com seus cuidados e a todas as muitas pessoas que amaram e apoiaram” o ex-jogador.
Nascido em 11 de outubro de 1937, Bobby Charlton brilhou como jogador do Manchester United entre 1956 e 1973. Foram 249 gols em 758 jogos, conquistando três edições do Campeonato Inglês e uma da então Copa dos Campeões da Europa, entre outros títulos. Ainda atuou por clubes de Inglaterra e Austrália, pendurando as chuteiras em 1980.
Pela seleção da Inglaterra, disputou quatro Copas do Mundo: 1958, 1962, 1966 e 1970. No principal momento, foi campeão da edição de 1966, na qual os ingleses atuaram em casa. No mesmo ano, venceu a Bola de Ouro oferecido pela revista France Football.
Nas redes sociais, a Premier League se disse “profundamente entristecida” com a notícia da morte de Charlton, “um dos maiores jogadores da história do futebol inglês”. O Manchester United, por sua vez, divulgou comunicado lamentando o falecimento de “um dos maiores e mais amadores jogadores da história de nosso clube”.
“Sir Bobby foi o herói de milhões de pessoas, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas onde quer que o futebol seja jogador ao redor do mundo”, diz o texto do United, clube do qual o ex-jogador foi ainda dirigente por quase 40 anos.
“Ele era admirado tanto por sua esportividade e por sua integridade como também por suas qualidades como jogador. Sir Bobby será sempre lembrado como um gigante de nosso jogo”, completa.