O francês Just Fontaine, maior artilheiro em uma mesma edição de Copa do Mundo, com 13 gols na edição de 1958 na Suécia, morreu nesta quarta-feira (1º).
Na competição em questão, Fontaine ajudou a França a chegar pela primeira vez nas semifinais do torneio, quando foi derrotada pelo Brasil de Pelé, que viria a ser campeão.
No total, a lenda do futebol francês anotou 30 gols em 21 partidas pela seleção nacional. Porém, o ex-jogador também acumulou ótimos números na carreira por clubes.
No total, Fontaine conquistou quatro títulos da liga nacional (um pelo Nice e três pelo Reims) e duas Copas da França (Nice em 1954 e Reims em 1958). Além disso, levou o Reims à final do que conhecemos hoje como Liga dos Campeões em 1959, na qual a equipe perdeu para o Real Madrid de Di Stéfano, Puskas e companhia.
“Uma estrela do futebol francês, um atacante excepcional, um lendário jogador do Reims. À sua família, o Stade de Reims envia suas mais sinceras condolências”, escreveu nas redes sociais a equipe francesa, onde Fontaine anotou 145 gols em 152 partidas.
Apesar dos ótimos números, o francês teve que se aposentar dos gramados antes dos 30 anos, por conta de duas fraturas na perna. Como treinador teve uma carreira discreta, sendo seu maior feito o acesso do Paris Saint-Germain à primeira divisão em 1974.