O Grêmio venceu o São Paulo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (1), em casa, por 2 a 1. O Tricolor Gaúcho pressionou e teve as melhores chances durante toda a partida e com os três pontos conquistados, se afastou da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo foi de total domínio da equipe de casa, que logo nos primeiros minutos perdeu três grandes chances com Aravena. Logo depois, Cristaldo abriu o placar aos 36 minutos e Ruan Tressoldi marcou contra aos 45. O Tricolor do Morumbi não conseguiu responder aos ataques dos gaúchos e não ameaçou grandes perigos a meta do goleiro Marchesín.
A segunda etapa foi mais equilibrada e o São Paulo quase chegou ao empate. Marcou um belo gol de fora da área aos 19. Os visitantes ficaram na bronca com o árbitro Ramon Abatti Abel por um possível pênalti não marcado. Assim como nos primeiros 45 minutos, o time da casa empilhou chances claras que não foram convertidas em gols.
A vitória levou o Imortal para a 10ª posição do Brasileirão, com 44 pontos, diminuiu a pressão sobre o técnico Renato Gaúcho, e afastou o time da briga contra o rebaixamento. Com duas rodadas restantes para o fim do campeonato, o Grêmio joga contra o Vitória fora e se despede de sua torcida contra o Corinthians, em casa.
Mesmo com a derrota, o Tricolor Paulista permanece em sexto lugar, com 59 pontos e está classificado diretamente para a fase de grupos da Libertadores, devido ao título do Botafogo, que abriu mais uma vaga para o Brasil. A equipe paulista encerra o Brasileirão jogando contra o Juventude em casa e Botafogo fora.