Fifa tira Mundial sub-20 da Indonésia e busca nova sede para o torneio

Decisão vem após protestos no país; competição começa em 20 de maio

Da redação

Fifa tira Mundial sub-20 da Indonésia e busca nova sede para o torneio
Decisão vem após protestos no país; competição começa em 20 de maio
PSSI

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (29) que, “dadas as devidas circunstâncias”, retirou da Indonésia o direito de receber o Mundial sub-20 masculino de 2023. A competição está marcada para acontecer entre os dias 20 de maio e 11 de junho.

A decisão é reflexo de protestos no país asiático contra a participação de Israel na competição. Com maioria muçulmana, a Indonésia não mantém relações diplomáticas com os israelenses. O governador da ilha de Bali, onde ficaria um dos seis estádios que receberiam o Mundial, chegou a pedir que Israel não disputasse a competição.

Em comunicado, a Fifa anunciou que uma nova sede será anunciada assim que possível – o Peru é um dos destinos mais cotados. As datas do torneio não serão alteradas.

“Após encontro entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da Associação de Futebol da Indonésia (PSSI), Erick Thohir, a Fifa decidiu, dadas as devidas circunstâncias, remover da Indonésia o direito de receber o Mundial sub-20 2023”, informou em comunicado a entidade máxima do futebol mundial, que avaliará “potenciais sanções” contra a PSSI.

“A Fifa gostaria de destacar que, apesar desta decisão, permanece comprometida a assistir à PSSI, em cooperação próxima e com o apoio do governo do presidente (Joko) Widodo, no processo de transformação pelo qual o futebol indonésio tem passado desde a tragédia que ocorreu em outubro de 2022”, acrescentou. Na ocasião, 125 pessoas morreram em um estádio depois que forças de segurança locais tentaram conter um tumulto.

O Mundial ainda não teve os grupos sorteados, ainda por influência dos protestos realizados. O Brasil está classificado para o torneio e busca o sexto título, depois de ser campeão em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011.

Mais notícias

Carregar mais