A Fifa introduziu oficialmente nesta sexta-feira (30) o gesto que denuncia atos racistas praticados dentro das partidas de futebol. A medida havia sido aprovada no Congresso da entidade máxima do esporte realizado em Bangkok, na Tailândia, em maio deste ano, e será implementada a partir da Copa do Mundo Feminina Sub-20, que acontecerá a partir deste sábado (31), na Colômbia.
O gesto fará parte do protocolo da Fifa de combate ao racismo. Os atletas poderão fazer o sinal para o árbitro para denunciar uma ofensa racista. Com isso, a arbitragem vai paralisar o confronto até que os ataques cessem. A entidade máxima do futebol também prevê suspensão e abandono da partida em caso de reincidência.
A questão do combate ao racismo se tornou tema recorrente para a Fifa lidar ao longo dos últimos anos, principalmente contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior, que já conviveu com mais de dez episódios desde que chegou ao futebol espanhol. O jogador do Real Madrid inclusive revelou que a equipe abandonará o campo caso ocorram atos racistas contra os atletas nesta temporada.