Suécia diz que não enfrentará Rússia pelas eliminatórias para a Copa de 2022

De acordo com dirigentes suecos, possível duelo pela repescagem está descartado mesmo em campo neutro

Por Da redação

De acordo com dirigentes suecos, possível duelo pela repescagem está descartado
SvFF/Divulgação

A SvFF (Federação Sueca de Futebol) divulgou comunicado neste sábado (26) para informar que não enfrentará a Rússia em um eventual jogo pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Horas antes, a Polônia já havia anunciado a mesma decisão.

Diante da invasão russa na Ucrânia, os dirigentes suecos comunicaram que a seleção do país não disputará o jogo “independentemente de onde a partida seja disputada”. Além disso, a Suécia também pediu que a Fifa cancele os jogos dos play-off marcados para março.

A repescagem europeia para a Copa de 2022 reúne 12 seleções, em três chaves com quatro equipes cada. Em cada chave, as seleções se enfrentam em duelos de semifinais, classificando as vencedoras para finais. As vencedoras de cada uma das três finais garantem vaga no Mundial.

Rússia e Suécia estão em lados separados da chave B. O chaveamento prevê duelos entre Rússia e Polônia e entre Suécia e República Tcheca. Os suecos só devem enfrentar os russos caso avancem, em uma final marcada para 29 de março.

“A invasão ilegal e profundamente injusta da Ucrânia atualmente impossibilita todas as atividades de futebol com a Rússia. Por isso, instamos a Fifa a decidir que as partidas dos playoffs de março em que a Rússia participa serão canceladas. Mas, independentemente do que a Fifa escolher, não jogaremos contra a Rússia em março”, afirmou Karl-Erik Nilsson, presidente da SvFF. “Temos dificuldade em acreditar que a Fifa não seguirá nosso chamado. A Rússia não pode aderir enquanto essa loucura continuar”, completou.

De acordo com a entidade sueca, “além das razões morais”, não há garantias suficientes de segurança para jogos envolvendo a seleção da Rússia neste momento, “mesmo que sejam transferidas para um local neutro”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.