Eduardo Baptista se emociona ao comentar confronto contra o pai na Série B: "Meu ídolo"

Técnico do Novorizontino é filho de Nelsinho Baptista, comandante da Ponte Preta; equipes se enfrentam neste sábado, com transmissão da Band

Por Vinícius BatistaAllan Brito

Eduardo Baptista, técnico do Novorizontino
Higor Basso / Novorizontino

O confronto entre Ponte Preta e Novorizontino marcado para este sábado (15), às 17h (Brasília), no Moisés Lucarelli, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será inesquecível para Eduardo Baptista. O técnico do Tigre está acostumado a enfrentar a Macaca na segunda divisão nacional e também disputou o título da Série A-2 do Campeonato Paulista no ano passado. No entanto, o duelo marca algo muito maior para o comandante da equipe de Novo Horizonte: será a primeira vez que ele enfrentará seu pai, Nelsinho Baptista, na área técnica.

Em entrevista exclusiva ao Esporte na Band, Eduardo Baptista revelou que a partida significa muito para ele e que tal confronto será a realização de um sonho.

"É um jogo mais do que especial. Era algo que eu já sonhava, tinha desejo que isso acontecesse, achava que ia demorar um pouquinho, porque meu pai sempre construiu a carreira no Japão, longe daqui", iniciou o comandante do Novorizontino.

Me pegou de surpresa (realizar esse confronto). Vai além de um jogo. É um confronto muito especial, porque meu pai sempre foi o meu ídolo, o meu norte. Poder estar ao lado dele em um jogo de futebol é muito especial.

Fora dos gramados, Eduardo e Nelsinho possuem uma forte relação. Conversam sobre assuntos além das quatro linhas praticamente toda a semana. E o filho tratou de seguir os caminhos e os ensinamentos do pai em sua vida pessoal e profissional.

"Eu e meu pai nos falamos se não todos os dias várias vezes por semana. Conversamos sobre assuntos particulares e de futebol, é a nossa vida. Eu trabalhei ao lado dele por dez anos, e uma coisa que ele me ensinou foi a organização. A excelência no trabalho e na execução.

Eduardo Baptista também pregou muito respeito à Ponte Preta, adversário que o Novorizontino enfrentará no sábado. Embora venha de um grande momento na Série B - são quatro partidas de invencibilidade, sendo a última vitória por 3 a 1 sobre o Santos -, o treinador do Tigre destaca a força do Moisés Lucarelli e de seu pai, Nelsinho, na área técnica.

“A Ponte Preta é uma camisa muito forte. Dentro da Série B é uma camisa muito forte. A torcida empurra o time e o time sente isso. O horário é bom, o estádio estará lotado. Os duelos com a Ponte no ano passado foram muito intensos e com resultados muito ajustados. Criou-se um duelo forte”, adicionou Eduardo.

“Do lado de lá, vamos ter que estudar um pouquinho mais, porque tem um treinador competente, com capacidade de mudar jogo, mudar sistema de uma forma muito rápida. Ele faz parte de uma parte de treinadores que está ficando extinta. Ele, Luxemburgo, Felipão mudavam rapidamente de esquema. Vamos enfrentar tudo isso no sábado."

Eduardo Baptista também relembrou a conquista da Copa do Brasil de 2008 com o Sport, que era comandado pelo seu pai, Nelsinho. Membro da comissão técnica do Leão da Ilha, o atual treinador do Novorizontino afirmou que leva o título como um aprendizado de vida e revelou o momento mais marcante daquela taça.

“Naquela noite, na Ilha do Retiro, o estádio pulsou. A Ilha pulsou. Todo mundo que estava lá sentiu a energia, e os jogadores entenderam isso. O título é emblemático e muito grande. Trago ele para vários aprendizados", destacou.

“O momento marcante foi no Morumbi, quando tomamos o terceiro gol, um gol ilegal, e o Carlinhos Bala faz o 3 a 1. Aí começa a história do ”profeta" e tudo mais. Mas no vestiário, quando os jogadores chegaram, eles falaram: ‘vamos ser campeões’. Não foi da boca pra fora. Eles sentiram que era possível" - Eduardo Baptista, técnico do Novorizontino

Ingredientes não vão faltar para Eduardo Baptista para enfrentar o seu pai, treinador da Ponte Preta, como técnico do Novorizontino. A Band transmite a partida ao vivo para o interior e litoral de SP, Vale do Paraíba, BA, PI, SE, MA, CE, AL, AM e RN. O Bandplay exibe o confronto para todo o Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.