O técnico Dorival Júnior confirmou nesta segunda-feira (14) a escalação da seleção brasileira para a partida contra o Peru, na terça-feira (15), às 21h45 (Brasília), no estádio Mané Garrincha, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O treinador também revelou, em entrevista coletiva antes do confronto, que Marquinhos será o capitão do Brasil no lugar de Danilo, que irá para o banco de reservas.
“Não foram testes, (os nomes) já foram definidos antes da primeira partida. Era uma decisão nossa. Espero sim um rendimento satisfatório e que possamos ter uma atuação de excelente nível, melhorando a cada momento, já que esse é o principal objetivo nesse instante. Vamos buscar um resultado respeitando o nosso adversário” - Dorival Júnior
Dessa forma, a seleção brasileira deve ser confirmada com Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus.
“não existe trabalho. você se apresenta no domingo, alguns chegam na segunda, você treina na terça e na quarta você tem o pré-jogo. você tem, praticamente, uma, duas sessões de trabalho. o grande dificultador é esse. nós precisamos muito do campo, dos treinamentos, algo que não existe. nos clubes, nós temos isso”.
Dorival Júnior voltou a falar sobre a possibilidade do Brasil disputar uma final de Copa do Mundo em 2026. Em setembro, antes da derrota por 1 a 0 diante do Paraguai, o treinador garantiu que a seleção brasileira estará na decisão do próximo Mundial.
“Quando eu falei lá frente (que ia chegar à final da Copa), é porque eu tenho uma confiança muito grande naquilo que estou vendo. Estamos num processo de montagem, mas demanda tempo. A equipe vai oscilar muito, mas não tenho dúvidas que vamos encontrar um caminho e teremos, novamente, um momento muito importante da Seleção”
Veja outras respostas de Dorival Júnior
Reaproximação com o torcedor
“Estamos tendo fazer. tudo que estiver a nosso alcance para deixar o público mais próximo, mais presente, com os jogadores participando da motivação toda. Estamos procurando fazer uma interação e uma integração muito maior. Eles (jogadores) estão dando uma resposta muito positiva e o torcedor está percebendo isso.”
Danilo, Marquinhos e Casemiro na Seleção
“Não podemos nos esquecer que é um jogador de 11 anos de Europa jogando nos maiores clubes do futebol europeu. Aqui, infelizmente, Temos a dificuldade de entendermos as condições de um companheiro. É impressionante o que ele (Danilo) ajuda, auxilia e contribui para todos nós, em todos os sentidos. Danilo, Marquinhos e Casemiro não estão descartados de jeito nenhum. Nós temos que ter a responsabilidade e o respeito a tudo que já fizeram pela Seleção.”
Matheus Pereira na Seleção
“Tudo é questão de tempo. Tivemos, ontem, o primeiro contato do Matheus. O Matheus demonstrou as suas qualidades. É inteligente, ocupa os espaços, joga de primeira, carrega pra cima da última linha adversária. Pode ser que tenha uma oportunidade amanhã. É um jogador que aqui está não por um acaso, mas pela capacidade que demonstrou e com condições de entrar em qualquer instante.”
Momento do Peru
“O Peru fez poucos gols, mas está em um outro momento e busca por uma recuperação. Fez uma ótima partida contra o Uruguai, terceiro colocado. Teremos um jogo complicado. Eles têm homens que brigam pela bola aérea, que é o forte deles. A grande maioria dos gols foi de bola aérea. Temos que ter um cuidado especial."