Matador de campeões? O Botafogo chegou em sua primeira final de Libertadores após eliminar 12 títulos da Libertadores em 2024. Desde a fase de grupos até a semifinal, o time da estrela solitária derrubou campeões, tricampeões e até um pentacampeão para jogar a decisão contra o Atlético-MG em novembro. Foram eliminados LDU, Palmeiras, São Paulo e Penãrol durante a campanha.
Fase de Grupos: LDU
Na fase de grupos, após entrar na pré-Libertadores, o Fogão não começou bem. A classificação veio nas rodadas finais, e a vitória diante da LDU, campeã da Liberta em 2008, sacramentou a ida às fases finais.
Oitavas de final: A vingança contra o Palmeiras
Em uma rivalidade recente com o Palmeiras de Abel Ferreira, os dois times protagonizaram duelos memoráveis na edição de 2024. Porém, o jogo tinha um “gostinho” especial para o Fogão: em 2023, no campeonato brasileiro, o alvinegro viveu uma derrocada histórica após uma derrota dolorida por 4x3 para o Palmeiras no Nilton Santos.
Esse ano, no segundo jogo no estádio do Palmeiras, o Botafogo chegou a abrir 2x0, mas tomou o empate e chegou a tomar a virada, mas o VAR anulou acertadamente o terceiro gol do Verdão credenciando o time da estrela solitária a ir para semifinal. Ficava pelo caminho o primeiro tricampeão.
Quartas de final: Pênaltis contra o São Paulo
Diante de outro tricampeão, o Botafogo encarou o São Paulo em jogos difíceis na Libertadores. Os dois jogos terminaram empatados levando o duelo para os pênaltis. Calleri e Rodrigo Nestor desperdiçaram pelo São Paulo e o Botafogo se classificou.
Semifinal: primeiro jogo mágico e sofrimento na volta com o Peñarol
E diante do pentacampeão Peñarol, o Botafogo fez o jogo dos sonhos no jogo de ida e venceu por 5x0. Já na volta, o Botafogo poupou e sofreu no Estádio Centenário. Perdeu por 3x1, mas conseguiu a classificação para a final inédita em sua história.
E no jogo decisivo mais um campeão: o duelo que será disputado no Monumental de Nuñez será com o Atlético-MG, no próximo dia 30 de novembro.