A conquista da Supercopa do Brasil de 2023 neste sábado (28) colocou Abel Ferreira na terceira posição entre os técnicos que mais conquistaram títulos na história do Palmeiras.
A taça diante do Flamengo foi a sétima do treinador português, contratado pelo clube em outubro de 2020. Com o feito, Abel superou Luiz Felipe Scolari, que levantou seis troféus à frente do clube alviverde.
Com a marca, Abel Ferreira igualou Ventura Cambón na terceira colocação da lista. À frente dos dois, estão apenas Oswaldo Brandão (dez títulos) e Vanderlei Luxemburgo (oito).
Apesar da marca, Abel Ferreira creditou as conquistas ao próprio clube. “Não é o meu sétimo título; é o nosso sétimo título porque eu não fiz nenhum gol”, afirmou o treinador palmeirense, que comemorou a vitória por 4 a 3 sobre o Flamengo na decisão da Supercopa.
“Quero dizer que foi, na minha opinião, um dos melhores jogos que joguei desde que estou na América do Sul. Dois elencos muito qualificados e duas equipes que quiseram ganhar. Na primeira parte, o Palmeiras foi melhor e, mais uma vez, a nossa equipe mostrou uma força mental muito grande durante o jogo. No fim, depois de todos acontecimentos, com muitos gols e um ambiente espetacular, acho que fomos justos vencedores e parabéns à minha equipe”, completou.
Abel Ferreira ainda lembrou a derrota diante do próprio Flamengo na Supercopa de 2021, também em Brasília. Na ocasião, os dois times empataram em 2 a 2, mas o Flamengo venceu por 6 a 5 nos pênaltis.
“Há dois anos, perdemos uma Supercopa aqui e hoje viemos resgatar o que perdemos”, afirmou.
Confira a lista de títulos de Abel Ferreira no Palmeiras:
- 2020: Libertadores e Copa do Brasil
- 2021: Libertadores
- 2022: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana
- 2023: Supercopa do Brasil