O Palmeiras garantiu sua presença nesta terça-feira (8) na final do Mundial de Clubes de 2021, torneio que a Band exibe. Em seu compromisso pelas semifinais, o time comandado por Abel Ferreira venceu o Al Ahly (EGI) por 2 a 0, com um gol em cada tempo - Raphael Veiga abriu o placar na etapa inicial, enquanto Dudu ampliou na etapa final.
Para superar a pressão da estreia e chegar aos gols, os palmeirenses lançaram mão de algumas de suas principais armas - em especial, a marcação alta para pressionar a saída de bola rival. O Al Ahly começou o jogo mais recuado, mas se lançou ao ataque quando podia e precisava.
O jogo começou disputado, com as duas equipes marcando as saídas adversárias. O Palmeiras passava mais tempo no ataque, mas sem conseguir oferecer perigo de fato ao goleiro Ali Lotfi - aos 14 min, Raphael Veiga até tentou de cabeça, mas sem sucesso. Do lado do Al Ahly, a aposta inicial era nos contra-ataques.
Na primeira boa chance egípcia, aos 16 min, Aliou Dieng tomou a bola na defesa, arrancou pela direita e arriscou o chute cruzado, que Gustavo Gómez desviou para escanteio - na cobrança, o paraguaio afastou de novo, e Dudu puxou um contra-ataque que a zaga do Al Ahly interceptou. Neste momento, o time africano avançava a marcação, obrigando o Palmeiras a tocar bola na defesa em busca de espaços para sair jogando.
Já no fim do primeiro tempo, aos 39 min, o Palmeiras abriu o placar com uma estratégia bem conhecida: pressionando a defesa adversária. Após a roubada de bola na zaga do Al Ahly, Dudu recebeu e passou de primeira na direita para Raphael Veiga. O camisa 23 invadiu a área e bateu cruzado para estufar as redes.
O segundo gol saiu no começo do segundo tempo, e seguindo a mesma receita. Aos 4 min, após mais uma roubada de bola, Raphael Veiga recebeu de Rony e passou de lado para Dudu no meio-campo; o camisa 7 disparou pela direita, invadiu a área e encheu o pé para ampliar. Aos 14, na tentativa de resposta, Fathy bateu da intermediária, e a bola ainda desviou em Luan antes de ir perigosamente pela linha de fundo – escanteio, no qual o ataque egípcio não conseguiu oferecer risco para Weverton.
Aos 26 min, o Al Ahly chegou a marcar seu primeiro gol: Mohamed chutou forte pela esquerda da intermediária, Weverton deu rebote ao tentar encaixar e Sherif aproveitou para empurrar para as redes. No entanto, o VAR apontou o impedimento do camisa 10 e a arbitragem invalidou o gol. O time egípcio ainda teve Sharaf expulso após falta em Rony aos 36, e cedeu mais espaço. Mesmo assim, o time egípcio ainda pressionou nos acréscimos, com direito a uma bola de Sherif no travessão - mas ficou no zero.
Os dois times agora aguardam a outra semifinal do Mundial de Clubes, entre Chelsea (ING) e Al Hilal (ARS), para conhecerem seus próximos adversários. O Palmeiras enfrenta o vencedor do duelo na decisão, enquanto o Al Ahly encara o eliminado na decisão do terceiro lugar.
O duelo das semis acontece nesta quarta-feira (9), às 13h30 (de Brasília), enquanto final e decisão de terceiro lugar acontecem no sábado (12). Todos os jogos terão transmissão e cobertura exclusiva da Band, do Bandplay e do site da Band.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 AL AHLY (EGI)
Local: Estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi (EAU)
Data: 8 de fevereiro de 2022
Horário: 12h30 (de Brasília)
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Gols: Raphael Veiga, aos 39 min do 1º T (PAL); Dudu, aos 4 min do 2º T (PAL)
Cartões amarelos: Afsha (AHL)
Cartões vermelhos: Ashraf (AHL)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Luan e Piquerez; Danilo e Zé Rafael (Atuesta); Dudu (Wesley), Raphael Veiga (Jailson) e Gustavo Scarpa (Breno Lopes); Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira
AL AHLY: Ali Lotfi; Yasser Ibrahim, Ramy Rabia (Fathy) e Ayman Ashraf; Mohamed Hany, Aliou Dieng, El Soulia (Abdelkader) e Ali Maaloul; El Shahat (Sherif), Taher Mohamed (Soliman) e Madgy Afsha. Técnico: Pitso Mosimane