Mundial de Clubes

Copa Intercontinental: o que se sabe sobre o novo Mundial de Clubes

Fifa divulga mudanças no Mundial de Clubes e anuncia a Copa Intercontinental; entenda as novas regras

Da redação

Entenda como será a disputa do Mundial de Clubes e da Copa Intercontinental
Entenda como será a disputa do Mundial de Clubes e da Copa Intercontinental
FIFA

A Fifa anunciou no último domingo (17) mudanças no Mundial de Clubes, disputado neste mês, na Arábia Saudita, pela última vez no formato atual, com sul-americanos e europeus entrando na disputa na semifinal.

A entidade terá dois campeonatos de âmbito mundial. São eles:

  • A nova versão do Mundial de Clubes, com 32 equipes, que será disputada a cada quatro anos. O formato deve ser semelhante ao da Copa do Mundo do ano passado. A primeira edição acontece em 2025, nos Estados Unidos.
  • Copa Intercontinental, com edições anuais, que seguirá um formato parecido com o atual. O torneio já entra em vigor com este nome a partir de 2024 e contará com seis campeões continentais. Essa competição será realizada inclusive nos anos em que ocorrer o Super Mundial, quadrienal.

Como vai ser o novo Mundial em 2025?

A Fifa ainda não divulgou o formato e o regulamento do novo Mundial, mas já definiu alguns detalhes. A competição terá 29 dias de duração, sendo disputada de 15 de junho a 13 de julho de 2025. A entidade confirmou os Estados Unidos como sede.

Do Brasil, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos, como vencedores da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.

Divisão de vagas do novo Mundial

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Como funcionará a Copa Intercontinental

A Copa Intercontinental da Fifa é similar ao Mundial de Clubes de 2023, com uma diferença: o clube sul-americano não entra garantido na semifinal. O torneio terá três fases, sendo disputado já em 2024.

Fase 1

A primeira fase tem duas chaves. Na Chave 1, estão os campeões de África, Ásia e Oceania. Eles se enfrentam em dois jogos. Um representante aguarda o vencedor da primeira partida, e o critério para ver quem fica "na espera" será por sorteio.

Na Chave 2, os campeões da Libertadores e da Concacaf (América do Norte e Central) se enfrentam em jogo único, na casa de um dos dois times. O mando de campo de 2024 será definido em sorteio e depois será alternado a cada ano.

Fase 2

Chamada de playoff pela Fifa, essa fase será disputada entre os vencedores da fase anterior. O jogo acontece em campo neutro, já no mesmo local da decisão. Em 2024, esse duelo está marcado para o dia 14 de dezembro, sem local definido.

Fase 3

Disputada em campo neutro e também em jogo único, a final será disputada entre o vencedor da fase 2 e o campeão europeu daquele ano. Em 2024, a decisão está marcada para 18 de dezembro, também com local a definir.

Tópicos relacionados