Contestado por muitos quando foi anunciado pelo Palmeiras, Abel Ferreira ganhou espaço e foi aclamado por torcedores do Verdão em pouco menos de um ano. O treinador de apenas 43 anos, chegou a sete finais e levantou três taças em apenas quinze meses comandando o alviverde paulista.
Anteriormente no PAOK, da Grécia, Abel tem menos de dez anos como treinador de times profissionais, e com o Palmeiras chegou ao Mundial duas vezes.
Feitos como estes do Mundial, traçam uma linha importante para que Abel chegue à prateleira dos melhores técnicos já vistos na história gloriosa do Palmeiras. O treinador já soma neste período em que comanda o Palmeiras sete finais e 3 títulos, são eles:
Libertadores 2020 - Campeão contra o Santos;
Copa do Brasil 2020 – campeão diante do Grêmio;
Recopa 2021 – vice para o Defensa y Justicia;
Supercopa 2021 – vice para o Flamengo;
Paulistão 2021 – vice para o São Paulo;
Libertadores 2021 - Campeão contra o Flamengo;
Mundial 2022 – vice para o Chelsea.
Felipão, ídolo e um dos que estão na linha dos maiores treinadores o Verdão, disse em titubear durante o jogo aberto desta sexta-feira (11), que o português é o maior que já passou pelo clube.
“Abel é o maior treinador que o Palmeiras já teve em todas as épocas. Conseguiu os títulos, conseguiu fazer com que esses jogadores trabalhassem pelo clube com alegria, com satisfação e pensamento pelo Palmeiras que, quem sabe, nós não conseguimos passar”, afirmou o ex-treinador.
Em contrapartida, Abel Ferreira não aderiu esse título e respondeu Felipão: “Eu não vejo as coisas assim, eu sou mais um dentro dessa estrutura", disse ele.
Abel Ferreira balançou no cargo
O combo de derrotas na Supercopa, Recopa e Paulista deixaram a torcida do Palmeiras nervosas com o treinador e a partir deste momento as cobranças começaram, inclusive pedidos para que ele deixasse o clube.
Embora tenha conquistado o bi da Libertadores em 2020, o técnico foi muito criticado por sua postura no Brasileirão e a eliminação na Copa do Brasil diante do CRB. Alguns torcedores chegaram a pichar os muros do Allianz Parque criticando Abel.
Outra polêmica envolvendo o técnico foi a permanência de Luiz Adriano no elenco. O jogador foi extremamente criticado pela torcida palmeirense e em diversas partidas foi vaiado, como em Palmeiras x São Paulo, no brasileirão, na penúltima partida que antecedeu a conquista do tricampeonato da Libertadores.
Durante a sua trajetória outros pontos e projetos de Abel foram criticados, mais recentemente alguns torcedores não gostaram da decisão do técnico em não levar Endricki, de apenas 15 anos, para o Mundial de Clubes.
Futuro no clube
Em entrevista coletiva após o bi da Libertadores, contra o Santos, Abel afirmou estar no limite da sua saúde mental e preocupou a torcida do Palmeiras.
“Estou em paz comigo, é um dever cumprido. A forma como vivemos o futebol é intensa. No Brasil é muito intenso. Vou ter que pensar muito o que quero para mim no presente e no futuro", disse Abel.
Contudo, o treinador permaneceu no Verdão e a garantia para a temporada 2022 foi confirmada por Leila Pereira, presidente do clube.