Desde 2017, quando Francesco Totti pendurou as chuteiras e se aposentou do futebol aos 40 anos, a Roma não possui um camisa 10. Muitos podem pensar que o número está aposentado pela equipe italiana, mas não está.
Maior ídolo da história da Roma, Totti vestiu a camisa 10 dos Giallorossi por 20 anos – de 1997 até a sua aposentadoria, em 2017.
Durante o período, encerrou um jejum de 18 anos sem títulos da Roma no Campeonato Italiano, conquistando a Série A na temporada 2000/01, ao lado dos brasileiros Emerson, Antonio Carlos Zago, Aldair, Marcos Assunção e Cafu, além do argentino Batistuta.
O último título havia sido conquistado com a ajuda de outro meia histórico da Roma, o brasileiro Paulo Roberto Falcão, na temporada 1982/83.
Totti também encerrou outro tabu da Roma com as conquistas da Copa da Itália de 2007 e 2008, após 16 anos sem título da equipe na competição.
Ao todo, Totti atuou por 786 jogos com a camisa da Roma, tendo feito 307 gols e contribuído com 207 assistências.
Mas desde a aposentadoria do seu maior ídolo, a Roma nunca mais teve um jogador vestindo a camisa 10, mesmo que a numeração não tenha sido oficialmente aposentada.
Após a chegada do argentino Paolo Dybala, em 2022, existiu uma expectativa que finalmente alguém assumisse a camisa dez da equipe italiana, inclusive do próprio Totti.
“Se dependesse de mim, eu ficaria feliz em tê-lo como o próximo número 10 da Roma. Infelizmente não depende de mim, mas vamos ver se ele quer”, disse Totti em evento do clube italiano.
Mas o meia argentino não topou a missão de encerrar o jejum de um camisa 10 na Roma e preferiu utilizar o número 21, mesma numeração que usava na Juventus.
“Eu penso que essa camisa e o número devem permanecer dele por tudo o que significa para a cidade e para os torcedores. Eu ainda vejo como a camisa dele [Totti]", afirmou Dybala em sua apresentação.
Apesar da decisão de não usar a camisa 10 até o momento, o jogador campeão do mundo com a Argentina em 2022 deixou a possibilidade em aberto para o futuro.
“Talvez eu use a camisa 10 algum dia, mas estou feliz com a 21”, afirma Dybala sobre a possibilidade de assumir a camisa utilizada por Totti.
Historicamente, e oficialmente, a Roma só aposentou uma camisa em sua história. Em 2003, o time italiano aposentou a camisa número, utilizada por 13 anos pelo brasileiro Aldair. Mas, em 2013, o próprio jogador pediu para que a camisa voltasse a ser utilizada.
A Roma entra em campo nesta quinta-feira (24) contra o Dynamo Kiev, pela 3ª rodada da Liga Europa 2024/25, com transmissão da Band na TV aberta e das plataformas digitais Bandplay e Band.com.br.
Vindo de um empate em 1 a 1 com o Athletic Bilbao, na estreia, e uma derrota por 1 a 0 para o Elfsborg, a Roma busca contra a equipe ucraniana a sua primeira vitória na competição.