Saiba por que time de Israel não pode jogar em casa na Liga Europa

Maccabi Tel Aviv estreia nesta quinta-feira (26) pela competição continental

Por Fernanda Real

Maccabi Tel Aviv faz sua 4ª participação na Liga Europa
Repdroução/maccabitlvfc

Apesar de estar localizado no continente asiático, o Maccabi Tel Aviv, de Israel, vive uma situação curiosa por dois motivos. A equipe israelense disputa o segundo maior torneio de clubes do continente europeu, a UEFA Europa League, mas é proibido de jogar em seu país na temporada 2024/25.

Essa não será a primeira vez que o clube disputará a competição, mas a quinta, só que a primeira longe de seus “domínios”.

Sua participação em uma competição europeia mesmo sendo uma equipe asiática acontece devido a incorporação da Associação de Futebol de Israel (IFA) à UEFA em 1994, após ficar 20 anos sem qualquer filiação com alguma confederação.

Isso porque a IFA era filiada à Confederação Asiática de Futebol (AFC) entre 1954 e 1974, com as equipes israelenses disputando competições do continente asiático, mas deixou a AFC após pressão de países árabes e muçulmanos.

Equipes de Israel em competições da Ásia

Em princípio, Maccabi Tel Aviv, Maccabi Haifa, Hapoel Tel Aviv e outros, além da seleção israelense, disputavam competições continentais da Confederação Asiática de Futebol, mas quase sempre que entravam em campo venciam por WO.

O motivo era que os adversários se recusavam a enfrentá-los, seja por questões religiosas ou políticas. 

Com os conflitos no Oriente Médio, que dificultavam a diplomacia até dentro de campo, a Fifa determinou então a filiação da federação isrealense junto à UEFA.

Assim, não apenas a Seleção como os clubes locais passaram a participar de campeonatos oficiais do continente europeu, como a Champions League, a Liga Europa, Eurocopa e Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Proibidos de jogar em Israel

Com os conflitos de Israel com o Hamas - organização política que governa a Fiaxa de Gaza, na Palestina - e a tensão com países árabes da região se intensificaram no último ano e seguem em escalada, o Maccabi Tel Aviv está impedido de disputar partidas continentais em seu estádio, o Bloomfield, localizado em Tel Aviv, segunda cidade mais populosa do país.

A decisão partiu da UEFA, que determinou que nenhuma partida de suas competições fosse disputada em território com conflito armado, ainda em 2023.

Isso obrigou o Maccabi Tel Aviv e o Haifa a disputarem jogos da Liga Conferência e da Liga Europa, respectivamente, em Belgrado, na Sérvia, na temporada 2023/24.

Sem previsão para o fim do conflito, e menos ainda da pacificação da região, o Maccabi Tel Aviv vai seguir recebendo seus adversários da Liga Europa 2024/25 em Belgrado.

Maccabi Tel Aviv na Liga Europa  

O Maccabi Tel Aviv estreia na edição 2024/25 da Liga Europa nesta quinta-feira (26), contra o Braga, em Portugal.

Já o primeiro jogo como mandante será na segunda rodada, no dia 3 de outubro, contra o Midtjylland, da Dinamarca, no Estádio Partizan, na Sérvia.

A primeira participação do Maccabi Tel Aviv na Liga Europa foi na temporada 2010/2011, em que o Porto foi campeão, e a equipe israelense caiu no play-off para o Paris Saint Germain. 

O desempenho foi parecido em 2014 e 2018, com a melhor participação da equipe israelense acontecendo na edição de 2019/2020, quando caiu na terceira fase de classificação. 

O Maccabi Tel Aviv também já disputou outras competições europeias, como a Conference League em 2023/24 e a Champions League de 2004/05 e 2015/16.

A Liga Europa 2024/25 é transmitida de forma exclusiva na TV aberta pela Band, com os jogos também indo ao ar simultaneamente no site Band.com.br e no aplicativo Bandplay.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.