Portugal sofreu, mas conseguiu se classificar para as quartas de final da Eurocopa ao superar a Eslovênia por 3 a 0 nos pênaltis depois de empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar. O herói do jogo não foi Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Bernardo Silva ou nenhum outro jogador de linha. O verdadeiro destaque estava na meta portuguesa: o goleiro Diogo Costa.
O arqueiro de 24 anos defendeu as três cobranças de pênalti da Eslovênia e se tornou o primeiro jogador a conseguir tal feito na história da competição. Além disso, Diogo Costa salvou Portugal no segundo tempo da prorrogação, quando ficou cara a cara com Sesko, mas conseguiu evitar a eliminação portuguesa com uma grande defesa. O goleiro também salvou CR7, que perdeu um pênalti no primeiro tempo da prorrogação e chorou no gramado.
Quem é Diogo Costa?
O goleiro de 24 anos joga no Porto, de Portugal, e é a principal promessa na posição. Nascido na Suíça, mas com nacionalidade portuguesa, o arqueiro ganhou destaque ao atuar pelos Dragões e as boas atuações lhe renderam uma vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Diogo Costa já disputou, também, diversas Eurocopas e Mundiais nas categorias de base.
Diogo Costa soma 232 jogos como profissional e não foi vazado em 90 partidas. Ele foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Português nas temporadas de 2021-22 e em 2022/23 e soma seis títulos conquistados pelo Porto. Atualmente, seu valor de mercado é de 40 milhões de euros (R$ 243 milhões).