Técnico e 7 jogadores da Espanha na Euro perderam para o Brasil em Tóquio-2020

Luis de la Fuente era o técnico no vice-olímpico de 2021 e agora comanda reformulação na Fúria

Da redação

Dani Olmo e Luis de la Fuente, da Espanha, na Eurocopa 2024
REUTERS/Michaela Stache

A Espanha está na final da Eurocopa 2024 e pode ser tetracampeã continental com um time cheio de garotos e um técnico forjado para comandar a seleção local. No processo até chegar à equipe principal, Luis de la Fuente liderou sete jogadores do atual elenco no vice-campeonato olímpico em Tóquio – a Fúria perdeu do Brasil por 2 a 1 naquela decisão, em agosto de 2021.

Dani Olmo e Pedri representam o futuro do futebol espanhol no meio de campo. Ambos conquistaram a medalha de prata em Tóquio, assim como Unai Simón (goleiro), Cucurella (lateral-esquerdo), Zubimendi (meia), Mikel Merino (meia) e Oyarzabal (atacante), que estão na Alemanha para a disputa da Euro.

Oyarzabal, por sinal, foi o responsável por fazer o gol de empate na decisão olímpica, forçando a prorrogação. Matheus Cunha havia aberto o placar, e Malcom decidiu a favor dos brasileiros, comandados por André Jardine na última Olimpíada.

Se em 2021 a Espanha sub-23 bateu na trave diante da Seleção Brasileira, o futuro parece promissor ao futebol espanhol.

Desde a eliminação para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar, em 2022, a Fúria passa por reformulação, mas já pode chegar ao segundo título com o técnico Luis de la Fuente.

O treinador de 63 anos, que conquistou a Liga das Nações em 2022/23, presta serviços à federação espanhola de futebol desde 2013, quando assumiu a seleção sub-19. Em 2019, foi promovido para o sub-21 e ganhou a Eurocopa da categoria.

Ele foi escolhido para o cargo no time principal por justamente ser alguém que conheça “o presente e o futuro do futebol espanhol".

Além dos jogadores ’olímpicos', De la Fuente conta com duas joias no ataque espanhol, Lamine Yamal (17 anos) e Nico Williams (22 anos), e busca o equilíbrio com nomes experientes, tais como Carvajal, Nacho Fernández e Rodri.

Mesclando veteranos, joias e remanescentes do vice olímpico, a Espanha pode conseguir o tetra inédito da Euro neste domingo (14), às 16h (de Brasília). A Fúria enfrenta a Inglaterra no Estádio Olímpico de Berlim por mais um troféu no ciclo para a Copa de 2026.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.