França e Tunísia se enfrentaram no Education City Stadium, na tarde desta quarta-feira. Os franceses já estavam garantidos nas oitavas e o técnico Deschamps colocou os reservas para iniciarem o jogo. Somente no segundo tempo alguns titulares entraram na partida. Por outro lado, a Tunísia precisava vencer e foi com o que tinha de melhor para o jogo. A seleção africana obteve um bom volume de jogo, dando sustos constantes na defesa francesa. Mas a classificação não dependia apenas deles. Austrália e Dinamarca se enfrentavam e, com a vitória dos australianos, ficou impossível a classificação da Tunísia.
O JOGO
O jogo começou com pressão dos tunisianos em cima da defesa dos franceses. Aos 7 minutos aconteceu o primeiro lance de perigo. Khazri alçou bola na área em cobrança de falta, Ghandri desviou e a bola foi pro fundo do gol, mas o zagueiro da Tunísia estava em posição irregular e teve o gol anulado.
A Tunísia continuou tentando e se lançava bem ao ataque, mas por vezes caía na linha de impedimento da França.
Aos 24, a França avançou no contra-ataque pela direita e assustou. Fofana avançou e tocou na esquerda da grande área para Coman. O atacante dominou mal e chutou para fora.
Na sequência Khazri aproveitou o rebote na entrada da área, ajeitou a bola e bateu. O chute foi forte, mas no meio do gol e Mandanda espalmou para o meio da área. No rebote, a zaga jogou para escanteio.
Na etapa complementar, o time africano continuou assustando. Aos 6, Laidouni teve a oportunidade de abrir o marcador, mas mandou a bola para cima do gol de Mandanda.
Aos 12, o gol da Tunísia aconteceu. Laidouni acionou Khazri e o camisa 10 avançou, passou no meio de dois marcadores e chutou na saída do goleiro Mandanda. Foi o primeiro gol da Tunísia na Copa do Mundo e poderia ser o gol da classificação inédita para as oitavas.
Poderia! Pois na sequência a Austrália marcou diante da Dinamarca e impossibilitou qualquer chance da Tunísia na Copa.
Cinco minutos após o gol, Deschamps colocou peças importantes em campo: Mbappé, Rabbiot e Saliba entraram. Na primeira aparição do atacante, ele avançou rápido pelo lado direito, mas estava em posição irregular.
A França saiu um pouco mais ao ataque após o gol da Tunísia, mas não conseguiu criar tanto. A Tunísia preferiu fechar para garantir a vitória parcial.
Griezmann e Dembélé entraram e, na primeira tabela de ambos, Dembélé finalizou e o goleiro Dahmen espalmou para fora.
Griezmann até chegou a marcar o que seria o empate nos acréscimos. Camavinga tocou na esquerda para Tchouaméni, que levantou a bola na área. A zaga cortou com Talbi e a bola chegou até Griezmann. O camisa 7 pegou de primeira e encheu o pé. A bola ainda desviou no goleiro Dahmen e entrou. Porém, no lance, houve irregularidade e o árbitro anulou após checar o VAR.
Esta foi a primeira vitória da Tunísia em cima da França. Assim como o primeiro gol e a primeira vitória da seleção africana na Copa do Mundo. Mesmo assim, a Tunísia se despediu do Mundial.
A França agora aguarda o seu adversário que sairá dos duelos do Grupo C, entre Argentina x Polônia e Árabia Saudita x México. Está tudo em aberto e qualquer um deles pode enfrentar os franceses na próxima fase.
O jogo acontece no domingo (04), às 12h (horário de Brasília), no Al Thumama Stadium.
Tunísia e França se enfrentam quarta-feira (30/11/2022), a partir das 12h (horário de Brasília), pela 3ª rodada da Copa do Mundo 2022. O jogo será disputado no estádio Education City e tem transmissão da Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada), Globoplay e Fifa+ (streaming).
Quando é a final da Copa do Mundo de 2022?
A grande final da Copa do Mundo do Catar de 2022 está marcada para o dia 18 de dezembro, às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. A última seleção a ter a honra de erguer o troféu do torneio mais importante do futebol mundial foi a França, campeã na Rússia em 2018.
Copa 2022: qual é o regulamento
As 32 seleções classificadas para o Mundial foram divididas em oito grupos com quatro equipes cada. As duas melhores de cada grupo avançam para o mata-mata. Em caso de times com a mesma pontuação na chave, os critérios de desempate, pela ordem, são: saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto, fair play (soma de cartões amarelos e vermelhos) e sorteio.
Já as oitavas, quartas, semi e final da Copa do Mundo do Catar são disputadas em jogo único eliminatório. Em caso de empate no tempo regulamentar, o jogo vai para uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Persistindo-se a igualdade no placar, a disputa vai para os pênaltis.