Costa Rica e Alemanha viveram um duelo eletrizante na tarde desta quinta-feira (1) no Al Bayt Stadium. Antes do início do jogo, algo já chamava muita atenção neste duelo: Seria a primeira vez que o trio de arbitragem da Copa do Mundo seria feito com três mulheres. A francesa Stéphanie Frappart foi a árbitra, auxiliada pela mexicana Karen Diaz Medina e pela brasileira Neuza Back. Histórico momento das mulheres na Copa do Mundo.
O jogo foi emocionante do começo ao fim e teve viradas para ambos times. Em certo momento, o resultado comprometia a queda de duas seleções campeãs (Alemanha e Espanha). Os alemães conseguiram se reerguer, golearam a Costa Rica, mas isso não foi o suficiente. Por conta do saldo de gols em relação à Espanha, os tetracampeões caíram na fase de grupos pela segunda vez seguida.
O JOGO
A Alemanha precisava fazer a parte dela e vencer o jogo. Isso não seria o suficiente para avançar, mas era o início de tudo. Com isso, o volume de jogo da equipe foi muito maior em relação ao da Costa Rica. Somente no primeiro tempo foram 11 finalizações da Alemanha contra apenas uma dos costa-riquenhos.
O primeiro gol da Alemanha aconteceu aos nove minutos. Musiala puxou contra-ataque, encontrou Raum pela esquerda, e viu o lateral cruzar a bola na cabeça de Gnabry para abrir o placar.
A resposta da Costa Rica veio aos 28. Em contra-ataque armado por Oviedo, Campbell tentou chutar de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
As equipes foram para o intervalo com vitória parcial da Alemanha.
Na etapa complementar, o jogo mudou totalmente. A sequência de viradas que o jogo teve fez até mesmo a classificação da chave mudar. Em devido momento, Alemanha e Japão estavam nas oitavas. Depois, Japão e Espanha. E por alguns minutos, Japão e Costa Rica estavam avançando. Foi uma loucura!
Com 12 minutos da etapa complementar, a Costa Rica recuperou uma bola no campo de ataque, levou para a área e cruzou. O primeiro chute foi defendido por Neuer, mas, no rebote, Tejeda não perdoou e marcou o gol de empate.
Nessa altura do campeonato, o Japão estava fazendo 2x1 diante da Espanha e a Alemanha estava sendo eliminada.
Os alemães continuavam dominando o jogo. O meio-campista Musiala tinha total controle de bola e domínio sobre o jogo. Aos 15, o atleta do Bayern de Munique mandou uma bomba que bateu em cheio a trave de Keylor Navas. A bola ainda sobrou no rebote, mas o próprio Musiala mandou por cima do gol. Na sequência, o camisa 14 puxou um contra-ataque e Thomas Muller desperdiçou uma bela oportunidade.
Os costa-riquenhos estavam mais presos na defesa e tentando segurar o ataque alemão. Aos 20, Thomas Muller saiu e deu vaga para Havertz. Na sequência, o camisa 7 construiu a jogada que parou nos pés de Musiala, que mais uma vez mandou com tudo para a trave.
Quem não faz, toma! E quatro minutos depois do gol perdido, a Alemanha viu o gol da virada da Costa Rica. Após cruzamento dentro da área, a bola ficou no bate e rebate e sobrou para o zagueiro Vargas empurrar com o pé para o gol.
Com esse gol e a vitória parcial do Japão, Alemanha e Espanha estavam dando adeus à Copa. Mas isso não durou muito.
Aos 27, os alemães chegaram com facilidade pelo meio e Havertz mandou um chute forte, sem chances de defesa de Navas, para o fundo do gol. Tudo igual no placar.
Os europeus marcaram o terceiro gol aos 39. Gnabry mandou o cruzamento na medida para Havertz dar um chute de canhota para o fundo do gol.
O VAR entrou em ação no 4º gol da Alemanha. Sané encontrou Füllkrug livre na pequena área e o camisa 9 encheu o pé para marcar o gol. Neuza Back marcou o impedimento, mas foi validado pelo VAR.
A classificação da Alemanha agora dependia de um empate no duelo entre Japão x Espanha.
A árbitra Stéphanie Frappart deu 10 minutos de acréscimos. Musiala continuou colocando muita velocidade no jogo e tendo boas chances de ampliar ainda mais o placar, mas isso não foi o suficiente para que os alemães pudessem avançar. O Japão acabou derrotando a Espanha e chegou aos seis pontos, deixando a Alemanha em terceiro lugar com quatro pontos, atrás dos espanhóis por conta do saldo de gols.
A Copa do Mundo acabou cedo para a Alemanha e Costa Rica. Em 2018 os alemães voltaram para casa na primeira fase e repetiram o feito em 2022.
Costa Rica e Alemanha se enfrentam quinta-feira (01/12/2022), a partir das 16h (horário de Brasília), pela 3ª rodada da Copa do Mundo 2022. O jogo será disputado no estádio Al Bayt Stadium e tem transmissão da Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada) e Globoplay e Fifa+ (streaming). O Band.com.br acompanha a rodada dos grupos E e F em tempo real e com narração em áudio.
Quando é a final da Copa do Mundo de 2022?
A grande final da Copa do Mundo do Catar de 2022 está marcada para o dia 18 de dezembro, às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. A última seleção a ter a honra de erguer o troféu do torneio mais importante do futebol mundial foi a França, campeã na Rússia em 2018.
Copa 2022: qual é o regulamento
As 32 seleções classificadas para o Mundial foram divididas em oito grupos com quatro equipes cada. As duas melhores de cada grupo avançam para o mata-mata. Em caso de times com a mesma pontuação na chave, os critérios de desempate, pela ordem, são: saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto, fair play (soma de cartões amarelos e vermelhos) e sorteio.
Já as oitavas, quartas, semi e final da Copa do Mundo do Catar são disputadas em jogo único eliminatório. Em caso de empate no tempo regulamentar, o jogo vai para uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Persistindo-se a igualdade no placar, a disputa vai para os pênaltis.