França e Argentina disputarão o tricampeonato da Copa do Mundo. Os franceses são os atuais campeões e tentarão levantar a taça pela segunda vez consecutiva. Os argentinos não a conquistam desde 1986. Lloris ou Messi: qual dos dois capitães levantará a taça mais cobiçada do mundo? Ainda não sabemos essa resposta, mas trouxemos algumas curiosidades sobre o objeto de maior desejo dos franceses e argentinos.
A taça nem sempre foi assim…
De 1930 até 1970, a taça da Copa do Mundo era a Jules Rimet. De início era chamada de Victory e apenas em 1946 recebeu o nome de Jules Rimet para homenagear o presidente da Fifa. Somente cinco seleções ergueram a Jules Rimet: Inglaterra (1966) e Alemanha (1954) ergueram em terras europeias; Uruguai (1930 e 1950) e Itália (1934 e 1938) a conquistaram duas vezes; e o Brasil levantou a Jules Rimet três vezes (1958, 1962 e 1970).
Os roubos da Jules Rimet
Em 1966, a Copa do Mundo seria disputada na Inglaterra. Quatro meses antes do torneio, a taça estava em uma exposição em Londres e sumiu. Quem encontrou o troféu foi um cachorro chamado Pickles, que achou a taça enrolada em jornais em um quintal de um bairro de Londres. Jackson, o ladrão da taça, foi preso.
Como o Brasil foi o país que conquistou três vezes a Jules Rimet, os brasileiros tinham o direito de ficar com a taça. Em 1983, o troféu estava exposto na sede da CBF e foi roubado novamente. Todos os envolvidos no furto foram presos, mas a Jules Rimet jamais foi encontrada e há hipóteses de que ela tenha sido derretida.
Somente pessoas autorizadas podem tocar na taça
Você pode olhar e admirar a taça da Copa do Mundo, mas é expressamente proibido de tocar. A não ser que você seja um campeão do mundo, chefe de estado ou dirigente da Fifa. Esses são os únicos que podem encostar no troféu.
Muito ouro
O peso total da taça é de 6,175 kg. Cinco quilos de ouro maciço em 36,5 centímetros de taça. A base fica sob duas camadas de um mineral chamado malaquita. Com o valor do ouro atual, a taça custaria em média R$ 1,1 milhão de reais.
Quais brasileiros já ergueram a taça da Copa do Mundo?
O Brasil já ergueu cinco troféus. Mesmo sem ganhar há 20 anos, ninguém ainda conseguiu alcançar a amarelinha nesse quesito. Os cinco capitães que já ergueram a taça foram: Bellini (1958), Mauro (1962), Carlos Alberto (1970), Dunga (1994) e Cafu (2002).
Neste domingo (18), Messi ou Lloris poderão erguer a taça. Caso o francês alcance esse feito, será a segunda vez consecutiva - feito inédito para a França. Se a taça ficar com os hermanos, Messi levantará o troféu 36 anos depois de Maradona.