Copa do Mundo

Jogadores da Alemanha protestam contra Fifa após proibição de braçadeira

Entidade máxima do futebol determinou que faixa de capitão escrita "one love" não deverá ser usada

Por Gabriela Santos

Jogadores de Alemanha protestam contra Fifa após proibição de braçadeira
Jogadores de Alemanha protestam contra Fifa após proibição de braçadeira
ANNEGRET HILSE/Reuters

Nesta quarta-feira, 23, a Alemanha fez sua estreia na Copa do Mundo do Catar, às 10h (horário de Brasília), e ao tirar a foto oficial da partida fez um protesto contra a Fifa. Nesta semana, a entidade máxima do futebol proibiu que a seleção usasse a faixa de capitão “one love” sujeito a punição.

Ao entrar em campo, o goleiro e Capitão, Neuer, entrou com a faixa escondida e levantou suspeitar de estar com a braçadeira proibida, em seguida foi pedido para que ele mostrasse qual estava usando. Se estivesse com a One Love, ele seria punido com um cartão amarelo ou seria retirado do gramado.

Na foto oficial, todos os jogadores de Alemanha colocaram as mãos na boca em forma de protesto, e após o apito inicial a Federação Alemã se pronunciou nas redes sociais.

“Com a nossa braçadeira de capitão quisemos dar o exemplo pelos valores que vivemos na seleção: a diversidade e o respeito mútuo. Seja alto junto com outras nações. Não se trata de uma mensagem política: os direitos humanos não são negociáveis”, disse.

Eles alegam que negar a braçadeira é  mesmo que negar a voz da equipe.

Tópicos relacionados