Copa do Mundo

“La mano de Dios” e outros: Cinco gols de Copa que seriam anulados pelo VAR

Relembre lances polêmicos das Copas do Mundo que tiveram uma "ajudinha"

Brenda Mendes

Árbitro checa lance de Wolverhampton x Nottingham Forest, pelo Campeonato Inglês
Árbitro checa lance de Wolverhampton x Nottingham Forest, pelo Campeonato Inglês
Andrew Boyers/Reuters

Uma das principais atrações da última Copa do Mundo foi o VAR. Criado em 2016 e testado em uma liga norte-americana, a tecnologia do árbitro de vídeo foi utilizada pela primeira vez no Mundial de 2018, na Rússia, após ser implantada em campeonatos europeus e pelo mundo afora.

Essa é a segunda Copa que o VAR entra em ação, mas a história poderia ser bem diferente se ele existisse desde o início da competição. Lances polêmicos e erros de arbitragem estão marcados na história, como o memorável lance de Maradona conhecido como La mano de Dios.

Confira cinco gols de Copa do Mundo que poderiam ser anulados:

Alemanha x Inglaterra - Final da Copa de 1966

Alemanha e Inglaterra se enfrentaram na final da Copa do Mundo de 1966 e um erro de arbitragem ajudou a carimbar o destino da taça. Com um empate em dois a dois, Geoff Hurst, atacante da Inglaterra, dominou e chutou para o gol. A bola bateu no travessão e quicou na linha, e o zagueiro chegou para afastar pela linha de fundo. O juiz teve dúvidas para validar o lance, mas o bandeirinha confirmou o gol. O placar terminou em 4 a 2, com vitória da seleção inglesa.

Argentina x Inglaterra -  Quartas de final da Copa de 1986

O erro mais histórico da Copa do Mundo ficou conhecido como "La mano de Dios" e foi protagonizado por Maradona. Em uma jogada da Argentina, o zagueiro inglês tentou afastar e a bola subiu na área e o ídolo argentino subiu para disputar com o goleiro, empurrando para o fundo da rede com a mão. O juiz não viu e validou o gol. A seleção argentina avançou para a semifinal com o placar de 2 a 1 e se tornou bicampeã.

Alemanha x Argentina - Final da Copa de 1990

Após a Argentina conquistar a Copa do Mundo de 1986 depois de um equívoco da arbitragem, a edição seguinte ficou marcada por muitas reclamações. Na final da Copa de 1990 entre Alemanha e Argentina, a partida equilibrada em um empate sem gols se encaminhava para o fim, até que a cinco minutos para o final, o juiz marcou um pênalti de Monzón. A equipe se revoltou e alegou que na disputa o zagueiro tocou apenas na bola. O árbitro manteve a cobrança e Brehme fez o gol que garantiu a conquista do título aos alemães.

Brasil x Turquia - Fase de grupos da Copa de 2002

Na Copa do Mundo em que a seleção brasileira se tornou pentacampeã mundial um lance polêmico poderia quebrar a sequência invicta do Brasil. Na partida da fase de grupos contra a Turquia, a seleção saiu atrás no placar, mas empatou com Ronaldo. Aos 42 minutos, Luizão caiu e o juiz assinalou pênalti, porém o lance aconteceu fora da área. Rivaldo converteu e a seleção saiu vitoriosa do confronto.

Coreia do Sul x Itália - Oitavas de final da Copa de 2002

Nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2002, a partida entre Itália e Coreia do Sul ficou marcada por polêmicas. A expulsão de Totti por simulação de pênalti e um gol de Tomasi, anulado de forma incorreta, que seria o Gol de Ouro, foi o suficiente para repercutir negativamente na mídia italiana. Após o lance duvidoso, a Coreia do Sul marcou faltando um minuto para acabar a prorrogação e carimbou o passaporte para as quartas de finais,  com o placar de 2 a 1.

Tópicos relacionados