Copa do Mundo

Histórico deixa Espanha 'perto' de final após goleada na estreia; entenda

Em 10 das 21 edições do torneio, time que aplicou maior goleada foi campeão e/ou vice

Da redação

Em 10 das 21 edições do torneio, time que aplicou maior goleada foi campeão e/ou vice
Em 10 das 21 edições do torneio, time que aplicou maior goleada foi campeão e/ou vice
Albert Gea/Reuters

A Espanha estreou na Copa do Mundo de 2022 goleando a Costa Rica por 7 a 0. E no que depender do retrospecto, o resultado histórico tem boas chances de colocar a seleção de Luis Enrique entre as finalistas do torneio.

Isso porque, em 10 das 21 edições anteriores do torneio, a seleção responsável pela maior goleada foi campeã e/ou vice – o equivalente a 47,6% das edições. E embora o 7 a 0 da Espanha ainda não esteja confirmada como a maior goleada da Copa de 2022, é certamente forte candidata.

Seis seleções foram campeãs aplicando as maiores goleadas dos respectivos torneios ao longo da edição: Uruguai (1930 e 1950), Itália (1934), Argentina (1978) e Alemanha (1990 e 2014). Além disso, cinco times foram vice-campeões com os maiores placares do Mundial em questão: Argentina (1930), Hungria (1938 e 1954) e Alemanha (1966 e 2002).

Para os adversários da Espanha em 2022, a estatística vira um motivo a mais de preocupação. A equipe volta a entrar em campo no domingo (27), quando encara a Alemanha; depois, joga em 1º de dezembro contra o Japão.

Confira curiosidades das maiores goleadas de cada Copa do Mundo:

  • 1930 
    Nas semifinais, a Argentina fez 6 a 1 nos Estados Unidos, na maior goleada daquela Copa até então. Mas o Uruguai não deixou por menos e fez o mesmo placar no dia seguinte, diante da Iugoslávia. Na decisão, os uruguaios venceram os argentinos por 4 a 2. Foi a única edição em que campeão e vice foram responsáveis pelas maiores goleadas.
  • 1934 
    Em uma Copa do Mundo exclusivamente em mata-mata, a Itália enfrentou os Estados Unidos nas oitavas de final (equivalente à primeira fase) e venceu por 7 a 1. Angelo Schiavio fez três gols. Os italianos foram campeões.
  • 1938 
    O torneio foi realizado nos mesmos moldes da edição anterior. A Hungria estreou vencendo as Antilhas Holandesas (atual Indonésia) por 6 a 0, avançou e só parou na final, quando perdeu para a Itália por 4 a 2. A participação da Indonésia é menor da história das Copas do Mundo, com apenas um jogo.
  • 1950 
    O Uruguai venceu a Bolívia por 8 a 0 no único jogo do Grupo 4 da primeira fase. A chave teria também a França, que desistiu do torneio.
  • 1954 
    Pela fase de grupos, a Hungria venceu a Coreia do Sul por 9 a 0 na fase de grupos, com três gols de Sandor Kocsis, e ainda fez 8 a 3 na Alemanha Ocidental, com quatro gols do artilheiro. Na final, os húngaros reencontraram os alemães e chegaram a abrir 2 a 0 no início do jogo, mas perderam de virada por 3 a 2 e ficaram de novo com o vice.
  • 1958 
    A Tchecoslováquia venceu a Argentina por 6 a 1 em um jogo esquecido. A partida marcou a despedida das duas equipes, eliminadas ainda na primeira fase.
  • 1962 
    Pela primeira fase, a Iugoslávia venceu a Colômbia por 5 a 0, enquanto a Hungria venceu a Bulgária por 6 a 1. Mas nenhuma brilhou: os húngaros caíram nas quartas de final, enquanto os iugoslavos caíram nas semifinais.
  • 1966 
    Pela primeira fase, a Alemanha fez 5 a 0 na Suíça. O time foi até a final, mas perdeu o título para a Inglaterra.
  • 1970 
    A “menor maior” goleada veio na Copa de 1970, quando o anfitrião México fez 4 a 0. Com uma goleada magra assim, os mexicanos não foram longe: caíram já nas quartas.
  • 1974 
    Pelo Grupo 2, o mesmo do Brasil, a Iugoslávia impôs um impiedoso 9 a 0 no Zaire. Os iugoslavos avançaram à segunda fase, mas foram eliminados em um quadrangular com Alemanha Ocidental, Polônia e Suécia. Ainda assim, até hoje, o jogo é uma das três maiores goleadas da história das Copas do Mundo.
  • 1978 
    O placar de 6 a 0 se repetiu em dois jogos. Primeiro, a Alemanha Ocidental venceu o México na primeira fase, antes de ser eliminada em um quadrangular na segunda fase; depois, a Argentina venceu o Peru pela última rodada da segunda fase, classificando-se à final com um jogo questionado até hoje. Acabou campeã.
  • 1982 
    A maior goleada da história das Copas do Mundo teve pouca utilidade. A Hungria venceu El Salvador por 10 a 1, em um dos três jogos da história com vantagem de nove gols para o vencedor, e no único com dez ou mais gols para um lado. Mas acabou sendo a única vitória húngara naquela edição, e as duas seleções caíram ainda na primeira fase.
  • 1986 
    A União Soviética venceu a Hungria por 6 a 0, com gols de seis jogadores diferentes: Yakovenko, Aleinikov, Belanov, Yaremchuk, Dajka e Rodionov. Mas os soviéticos caíram já nas oitavas de final, perdendo para a Bélgica por 4 a 3, com um gol na prorrogação.
  • 1990 
    O placar por 5 a 1 se repetiu duas vezes na primeira fase, nas vitórias de Tchecoslováquia sobre Estados Unidos e de Alemanha Ocidental sobre Emirados Árabes Unidos. Tchecoslovacos e alemães se encontrariam nas quartas de final, em duelo que terminariam com vitória alemã por 1 a 0. Os alemães seriam campeões.
  • 1994 
    Rússia e Camarões caíram na primeira fase e se despediram do torneio em um jogo histórico. Os russos venceram por 6 a 1, com cinco gols de Oleg Salenko – até hoje, o jogador que marcou mais gols em um único jogo de Copas do Mundo.
  • 1998 
    Três seleções conquistaram vitórias por cinco gols, todas em jogos da primeira fase. A Espanha venceu a Bulgária por 6 a 1, na despedida das duas equipes; a Holanda fez 5 a 0 na Coreia do Sul e foi até as semifinais; e a Argentina fez 5 a 0 na Jamaica, caindo nas quartas de final.
  • 2002 
    A Alemanha venceu a Arábia Saudita por 8 a 0 na primeira fase, com três gols de Miroslav Klose. Depois, foi até a final e perdeu o título para o Brasil, na última vez em que o time responsável pela maior goleada foi vice-campeão.
  • 2006 
    Na única participação de Sérvia & Montenegro em Copas do Mundo, o time levou um sonoro 6 a 0 da Argentina na primeira fase. Os argentinos caíram nas quartas de final.
  • 2010 
    Pelo Grupo G, o mesmo do Brasil, Portugal fez 7 a 0 na Coreia do Norte. Os portugueses, porém, não foram longe: caíram diante da Espanha nas oitavas de final.
  • 2014 
    A Alemanha venceu o Brasil por 7 a 1 nas semifinais, antes de vencer a Argentina na final. Mas certamente você lembra o suficiente deste jogo, certo?
  • 2018 
    Pela primeira fase, a Inglaterra venceu o estreante Panamá por 6 a 1, enquanto a anfitriã Rússia fez 5 a 0 na Arábia Saudita. Os russos caíram nas quartas de final, enquanto a Inglaterra perdeu nas semifinais – curiosamente, as duas seleções foram eliminadas pela Croácia.

Tópicos relacionados