Neste sábado, a seleção australiana venceu a Tunísia no segundo jogo da fase de grupos da Copa do Mundo, e além de ter superado o tabu de 12 anos, um personagem do jogo chamou atenção. Duke, autor do gol, é o primeiro jogador da segunda divisão a balançar a rede na Copa do Catar.
O atacante Duke marcou o gol que deu a vitória aos australianos aos 22 minutos do primeiro tempo. Após um cruzamento, o jogador subiu e escorou de nuca, sem chances para o goleiro. Na comemoração, o atleta explodiu de felicidade e dedicou o gol a seu filho Jackson, fazendo um “J” com a mão.
Convocado para a sua primeira Copa do Mundo, o atleta é questionado por não atuar no alto escalão do futebol. Duke defende as cores do Fagiano Okayama, clube da segunda divisão do futebol japonês.
Seu ciclo na seleção começou seis anos atrás quando foi chamado por Holger Osieck para algumas partidas. Porém, na sequência, a Austrália passou por mudanças de técnicos, e Ange Postecoglou assumiu. Posteriormente, quem ocupou o cargo foi Bert van Marwijk, e ambos preteriram Duke, que perdeu espaço e não participou das Copas de 2014 e 2018.
Graham Arnold, atual técnico da seleção australiana, insistiu em convocar o jogador e deu a maior oportunidade de sua vida. Aos 31 anos, Duke sabe que está é sua última Copa, e por isso vibrou muito ao marcar o gol. O centroavante apareceu de forma certeira e estufou a rede.
Após a vitória, a Austrália luta agora para conseguir a vaga nas oitavas de final, pressionando as seleções favoritas do grupo. Duke e companhia entram em ação na próxima quarta-feira (30), contra a Dinamarca.