Coube a Giorgian de Arrascaeta abrir o placar para o Uruguai no jogo desta sexta-feira (2) contra Gana, pela terceira rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2022. E, de quebra, coube ao meia do Flamengo fazer logo também o segundo gol celeste, ajudando a equipe sul-americana a abrir 2 a 0 no duelo.
Com os gols, De Arrascaeta se tornou o primeiro jogador atuando no Brasil a marcar um gol na Copa de 2022.
Curiosamente, o último gol de um jogador de clube brasileiro marcado em Copas do Mundo também havia sido marcado por um atleta do Flamengo: Paolo Guerrero. O atacante fez o segundo gol na vitória do Peru por 2 a 0 sobre a Austrália na terceira rodada do Grupo C da Copa de 2018. As duas equipes foram eliminadas.
Antes, em 2014, três gols foram marcados por jogadores que atuavam no Brasil. Pela seleção brasileira, Fred (Fluminense) marcou no 4 a 1 sobre Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos. Já no Chile, Jorge Valdivia (Palmeiras) anotou no 3 a 1 sobre a Austrália, enquanto Charles Aránguiz (Internacional) balançou as redes no 2 a 0 sobre a Espanha, em jogos pela fase de grupos.
Ao todo, sete jogadores de clubes brasileiros disputam a Copa do Mundo de 2022, sendo quatro do Flamengo. Confira a lista:
- BRASIL
Weverton (Palmeiras), Everton Ribeiro (Flamengo) e Pedro (Flamengo) - URUGUAI
Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Guillermo Varela (Flamengo) e Agustín Canobbio (Athletico) - EQUADOR
Robert Arboleda (São Paulo)