Árabia Saudita, Argentina, Brasil e Coréia do Sul são os únicos representantes da Copa do Mundo que não contarão com jogadores naturalizados. As outras 28 Seleções têm ao menos um atleta que não nasceu no país de origem.
A seleção de Marrocos é a delegação com mais naturalizados: 14 atletas convocados não nasceram em solo nacional. Logo em seguida aparecem Senegal e Tunísia, com 12 atletas naturalizados. A maioria dos atletas naturalizados destas seleções são de origem africana.
Catar e País de Gales têm 10 jogadores de fora do país na lista. Logo depois aparecem Austrália e Camarões, com 9; Gana, com 8; Canadá, Croácia e Portugal, com 7; Estados Unidos, 5; Sérvia, 4; França e Suíça, 3; Polônia, Espanha, Alemanha e Equador, com 2.
O Brasil não possui jogadores naturalizados, mas cedeu três brasileiros para a Seleção de Portugal: O zagueiro Pepe, o meia-atacante Otávio e o atacante Matheus Nunes. A Seleção Francesa, atual campeã do mundo, conta com três naturalizados, entre eles o volante angolano Camavinga, que atualmente joga no Real Madrid.