Copa do Mundo Feminina

Diani faz três, e França goleia Panamá para liderar Grupo F da Copa feminina

Francesas fizeram 6 a 3 e avançaram às oitavas de final; panamenhas deram adeus

Da redação

Francesas fizeram 6 a 3 e avançaram às oitavas de final; panamenhas deram adeus
Carl Recine/Reuters

A França garantiu vaga nas oitavas de final da Copa feminina 2023 graças a uma goleada por 6 a 3 nesta quarta-feira (2), em jogo pela terceira rodada do Grupo F. O destaque da partida em Sydney (Austrália) foi Kadidiatou Diani, autora de três gols.

Com o resultado, as francesas encerraram a primeira fase com a liderança da chave, somando sete pontos. A Jamaica, com cinco pontos, passou no segundo lugar. Brasil (quatro pontos) e Panamá (um ponto) deram adeus.

Apesar do placar elástico a favor das francesas, foram as panamenhas quem abriram o placar: aos 2 minutos do primeiro tempo, Marta Cox acertou uma bela cobrança de falta da intermediária e mandou no ângulo direito da goleira Pauline Peyraud-Magnin.

No entanto, a França virou com autoridade ainda no primeiro tempo. Aos 21, Maelle Lakrar aproveitou o cruzamento de Clara Matteo pela direita e cabeceou para empatar. Depois, aos 28, Kadidiatou Diani tentou de letra, a defesa panamenha evitou, mas a própria Diani aproveitou o rebote e virou.

Aos 37 minutos, a arbitragem marcou um toque de mão de Yomira Pizón dentro da área – pênalti, que Kadidiatou Diani converteu para fazer 3 a 1. Depois, nos acréscimos, Lea Le Garrec cruzou pela esquerda, mas a bola não desviou em ninguém, quicou na área e surpreendeu a goleira Yenith Bailey. Nos acréscimos, porém, Eve Perisset cruzou pela direita e Vicki Becho escorou para encerrar o marcador.

No segundo tempo, mais um pênalti para a França, depois de um toque de mão de Wendy Natis aos 7 minutos – Diani, mais uma vez, não perdoou. Aí, com uma vantagem mais tranquila, a França relaxou e viu o Panamá crescer. Com 19, Elisa de Almeida derrubou Riley Tanner na área e também cometeu pênalti, que Yomira Pinzón fez. Por fim, aos 42 min, Emily Cedeño aproveitou o rebote após cobrança de falta que parou no travessão e fez o terceiro das centro-americanas.

Agora, a França volta a entrar em campo pelas oitavas de final na terça-feira (8), quando encara a segunda colocada do Grupo H em Adelaide (Austrália). No mesmo dia, em Melbourne (Austrália), a Jamaica mede forças com as vencedoras do Grupo H.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.