Copa do Mundo Feminina

África do Sul elimina Itália e vai às oitavas de final da Copa feminina 2023

Sul-africanas venceram por 3 a 2, graças a gol de Thembi Kgatlana no fim do jogo

Da redação

Sul-africanas venceram por 3 a 2, graças a gol de Thembi Kgatlana no fim do jogo
Sul-africanas venceram por 3 a 2, graças a gol de Thembi Kgatlana no fim do jogo
Amanda Perobelli/Reuters

A África do Sul garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina 2023 ao derrotar a Itália por 3 a 2 nesta quarta-feira (2). O duelo em Wellington (Nova Zelândia) pela terceira rodada do Grupo G ainda eliminou as italianas na fase de grupos da competição.

Pela mesma chave, simultaneamente, a Suécia venceu a Argentina por 2 a 0, graças a gols de Rebecka Blomqvist e Elin Rubensson no segundo tempo. As suecas terminaram a primeira fase na liderança do grupo com nove pontos, à frente das sul-africanas (quatro); Itália (três pontos) e Argentina (um ponto) deram adeus.

Apesar da derrota, a Itália saiu na frente, em pênalti convertido por Arianna Caruso aos 11 minutos do primeiro tempo. O empate, porém, veio aos 32 minutos, de forma inusitada: Benedetta Orsi tentou recuar, mas exagerou na força e tirou da goleira Francesca Durante, marcando um gol contra.

A virada veio no segundo tempo: Thembi Kgatlana fez bela jogada individual pela esquerda e tocou na área para Hildah Magaia, que encheu o pé e fez. As italianas voltaram a empatar aos 29, em escanteio pela esquerda em que Arianna Caruso foi a última a desviar. No entanto, já nos acréscimos, Magaia recebeu o passe pela esquerda, antecipou-se às marcadoras, entrou na área pela esquerda e teve tranquilidade para centrar para Kgatlana, que mandou para as redes.

Agora, as duas seleções classificadas no grupo voltam a entrar em campo no domingo (6), pelas oitavas de final. A Suécia encara os Estados Unidos em Melbourne (Austrália); já a África do Sul mede forças com a Holanda em Sydney (Austrália).

Tópicos relacionados