Ícone da seleção uruguaia, o atacante Luís Suárez foi reserva e não esteve em campo na vitória nos pênaltis da Celeste que eliminou a Seleção da Copa América 2024, no último sábado (6). Mas exercendo sua liderança, além do conhecimento adquirido sobre o futebol brasileiro após passagem pelo Grêmio, o camisa 9 relembrou fala do meia Andreas Pereira antes do clássico sul-americano, pediu respeito e ironizou o jogador ex-Flamengo, atualmente no Fulham-ING.
"Para falar do Uruguai é preciso ter um pouco mais de respeito, saber da história que tem o Uruguai. Antes de dizer que há jogadores que gostariam de estar na seleção do Brasil. Tenho que falar que quem fez esse comentário [Andreas Pereira] era reserva do Arrascaeta, o melhor jogador do futebol brasileiro. Então imagina o que é para nós ouvirmos isso"
A frase de Andreas, dita na semana do duelo das quartas, foi incluído no vídeo motivacional postado pelo perfil da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) nas redes antes da partida. Nele, o meia comparou as equipes.
“Nosso meio-campo é muito bom, todos os jogadores jogam na Premier League. É qualificado. Se a gente pegar nome por nome, a gente tem uma seleção que eles sonhariam ter no Uruguai”, disse na ocasião.
Depois da partida, Andreas, que jogou no Flamengo junto com Arrascaeta e entrou durante o jogo e converteu uma das penalidades, disse “não esperar a repercussão que sua fala causou” e negou falta de respeito ao rival.
“Fiquei surpreso [com a repercussão], porque em momento algum eu faltei com o respeito com o Uruguai. Simplesmente disse que eu preferia e acho que nossos jogadores são melhores, então se eles usaram isso a favor deles, eles podem fazer o que quiser, mas eu em momento algum faltei com o respeito ao Uruguai", disse.
Na semifinal da Copa América, o Uruguai volta a campo contra a Colômbia, na próxima quarta. Na outra semifinal, um dia antes, Argentina e Canadá medem forças. As rádios Bandeirantes e BandNews FM cobrem a Copa América e transmitem, em áudio e ao vivo, os duelos.