Com quase uma semana de disputas, os campos nos Estados Unidos são o principal assunto da Copa América 2024.
Por questões estruturais, os gramados na competição são menores do que o habitual em torneios da Fifa. A Conmebol padronizou a disputa em campos com dimensão de 100 metros de comprimento por 64 metros de largura.
Em torneios Fifa e até no futebol brasileiro, as medidas são de 105m por 68m, padrão estabelecido pela entidade máxima do futebol.
- Medida do campo na Copa América 2024: 100m x 64m
- Medida do campo em torneios da Fifa: 105m x 68m
Em números gerais, a diferença representa 740m² a menos de campo para os jogadores, e o tema tornou-se recorrente entre os atletas e as comissões técnicas.
Depois do empate por 0 a 0 contra a Costa Rica, por exemplo, Vini Jr e Dorival Jr falaram sobre como se adaptar a esse cenário.
Não pode servir de desculpa, mas em comparação com a Euro, em que os campos são grandes... ter que jogar contra uma seleção que só se defende em dimensões tão pequenas, acaba prejudicando equipes mais técnicas, que querem atacar - Vinicius Júnior.
"A dobra de marcação [da Costa Rica] acontecia muito rapidamente porque nós temos um campo reduzido, tanto na vertical quanto na horizontal, isso facilita para quem se defende e dificulta para quem ataca", afirmou Dorival.
Por que os campos da Copa América 2024 são menores?
Na Copa América, 11 dos 14 estádios que recebem os jogos costumam sediar jogos da NFL, a liga de futebol americano.
O gramado do esporte da bola oval é mais estreito e, por isso, alguns estádios não têm espaço suficiente entre o gramado e as arquibancadas para receber as medidas no ‘padrão Fifa’.
Na NFL, os campos têm 109,75m de comprimento por 48,75m de largura.
Desta forma, para não ter que fazer grandes obras ou reformas, a Conmebol estabeleceu que os campos da Copa América deste ano seriam menores, mas ainda dentro das permissões da Fifa.
A Fifa autoriza que jogos oficiais internacionais sejam disputados em campos com 100m a 110m de comprimento e 64m a 75m de largura.
Para a Copa do Mundo de 2026, no entanto, este não será um problema. A Fifa e os Estados Unidos farão algumas reformas e adaptações necessárias para que os estádios possam comportar campos com 105m x 68m.
O estado dos gramados também foi motivo de reclamações. Depois da estreia da Argentina,no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, Messi criticou o gramado.
“Foi muito complicado jogar em um gramado tão irregular como este, no qual era preciso muito mais tempo para dominar a bola”, disse o astro. “Ter de disputar uma competição tão importante como a Copa América em um campo como esse de Atlanta é uma pena”, concordou o goleiro Sergio Romero.