Entenda por que Keylor Navas, da Costa Rica, ficou de fora da Copa América

Jogador de 37 anos é ídolo em seu país e multicampeão, mas desfalcou a equipe na competição continental

Da Redação

Keylor Navas em ação pelo PSG, da França
Divulgação / Keylor Navas

Um dos maiores ídolos da histórica da Costa Rica no futebol, Keylor Navas não disputa a Copa América de 2024. O goleiro de 37 anos surpreendeu ao anunciar a sua aposentadoria da seleção no final do mês de maio. Fora dos gramados, porém, o arqueiro enfrenta uma grave denúncia: ele é acusado e investigado por trabalho análogo à escravidão.

A emissora francesa BFM TV informou que a polícia abriu um inquérito contra Navas por supostamente ter mantido um homem em condições ilegais por 20 meses. O funcionário alegou que trabalhava 90 horas semanais na casa do goleiro, vivia em um sótão sem janelas e úmido e ainda tinha que andar armado. Segundo ele, o arqueiro havia prometido registrá-lo profissionalmente, mas nunca cumpriu o combinado.

No começo do mês de junho, Navas se pronunciou sobre o caso nas redes sociais. Ele destacou, em nota, que as notícias divulgadas são falsas e que vai tomar providências.

"Após uma notícia publicada por um veículo francês nos últimos dias, na qual foram proferidas acusações falsas, infundadas e muito graves que afetam a mim e minha família, decidi colocar o assunto nas mãos de meus advogados para quem sejam tomadas as devidas providências legais", escreveu.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Multicampeão e ídolo na Costa Rica

Keylor Navas começou a sua carreira no Saprissa, clube de seu país de origem, e passou por Albacete - atualmente na segunda divisão da Espanha - e pelo Levante antes de chegar ao Real Madrid em 2014, após a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde a Costa Rica surpreendeu e eliminou Inglaterra e Itália na fase de grupos e a Grécia nas oitavas de final. A seleção costa-riquenha acabou eliminada para a Holanda nas quartas de final.

Navas atuou por seis temporadas no Real Madrid até se transferir para o PSG, da França, em 2020/21, onde está até este ano. O goleiro de 37 anos ainda soma uma passagem por empréstimo no Nottingham Forest, da Inglaterra. Ele soma 27 títulos, entre eles quatro Mundiais de Clubes da Fifa, três Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.