O empate do Brasil em 1 a 1 contra a Colômbia na última terça-feira (2), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa América, colocou a Seleção na segunda colocação de sua chave pela primeira vez após 17 anos no torneio. A equipe comandada por Dorival Júnior somou cinco pontos, com uma vitória e dois empates, dois a menos em relação aos colombianos, que venceram Costa Rica e Paraguai.
A última vez que o Brasil ficou em segundo lugar em seu grupo na Copa América foi em 2007, na Venezuela, quando perdeu a liderança do grupo para o México. Na ocasião, a Seleção perdeu para os mexicanos na estreia, mas avançou após bater Chile e Equador.
Com a segunda colocação na Copa América de 2024, o Brasil vai enfrentar o Uruguai, que está com 100% de aproveitamento, nas quartas de final. A partida acontece no sábado (6), às 22h (Brasília), no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
Segundo lugar fez Brasil virar a chave
Uma boa lembrança faz a seleção brasileira viver a expectativa para conquistar a Copa América de 2024. Isso porque, em 2007, última vez que o Brasil ficou em segundo lugar em seu grupo, a Canarinho se superou no mata-mata e conquistou o título diante da Argentina. Antes, a equipe goleou o Chile por 6 a 1 e bateu o Uruguai por 5 a 4 nos pênaltis após empate em 2 a 2 na semifinal.
Além de 2007, o Brasil ficou em segundo em seu grupo na Copa América em 2004, quando também foi campeão em cima da Argentina. Na ocasião, a Seleção perdeu para o Paraguai por 2 a 1 na última rodada e perdeu a liderança da chave. No mata-mata, porém, a equipe superou o México por 4 a 0 e o Uruguai por 5 a 3 nos pênaltis depois de empate em 1 a 1 antes de conquistar o título sobre a Albiceleste.