A Copa Africana de Nações nunca foi tão acompanhada pelos brasileiros como acontece na edição de 2024, que é disputada na Costa do Marfim e que se encaminha para as quartas de final.
Segundo aponta o Google Trends, a edição de 2024 da CAN é a mais seguida de perto no Brasil, e historicamente o torneio teve maior busca em estados do Norte e Nordeste. Piauí é o estado com maior interesse no tema ao longo dos últimos 20 anos, com Rio Grande do Norte e Pará vindo na sequência.
A plataforma que monitora pesquisas no Google tem registros desde 2004. No período, aconteceram 10 edições do torneio, além da competição em disputa agora na Costa do Marfim.
Pontos interessantes nos registros do Google Trends sobre Copa Africana de Nações:
- Pela projeção, a atual edição da Copa Africana teve o maior interesse entre brasileiros desde os primeiros registros do Google Trends, em 2004. A transmissão nas plataformas digitais e na TV aberta pela Band é um dos motivos.
- Em 2022, a CAN teve transmissão da Band e já teve maior interesse em relação ao torneio de 2019, transmitido pela DAZN, plataforma com assinatura mensal. Apenas a decisão de 2019 teve sinal aberto de transmissão.
- A edição de 2004 da Copa Africana teve bastante busca entre os brasileiros. O que pode explicar o interesse é a participação de dois brasileiros na decisão. José Clayton e Francileudo Santos foram titulares da Tunísia na decisão contra o Marrocos. Os brasileiros naturalizados tunisianos foram campeões, com direito a gol de Santos na final (2 a 1 para a Tunísia).