Zebra, Mauritânia estreia nas oitavas da Copa Africana com quatro irmãos no time

Seleção da Mauritânia conseguiu a classificação inédita para o mata-mata e encara Cabo Verde nesta segunda

Da redação

Seleção da Mauritânia tem quatro irmãos no time na Copa Africana
REUTERS/Luc Gnago

A Mauritânia já tem uma campanha histórica na Copa Africana de Nações 2024: a seleção conseguiu a primeira vitória de sua história na competição e se classificou para o mata-mata de forma inédita. Nesta segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), a equipe desafia a lógica com um fato inusitado: duas duplas de irmãos compõem o time que enfrenta Cabo Verde nas oitavas. A partida tem transmissão de Bandplay, Band.com.br e Youtube do Esporte na Band.

Nouh Mohamed El Abd e seu irmão mais novo, Sidi Ahmed Mohamed El Abd, representam a família na seleção. Os atletas jogam no FC Nouadhibou.

Além deles, Lamine Ba também está acompanhado de seu irmão, El Hadji, na equipe de Mauritânia. Eles nasceram na França e disputam a Copa Africana pelo país de cerca de 4,9 milhões de habitantes pela primeira vez.

Irmãos Lamine Ba e El Hadji na seleção da Mauritânia

A situação não é inédita na Copa Africana, e alguns irmãos já marcaram época no campeonato. Até pouco tempo atrás, a Costa do Marfim tinha talvez a dupla de irmãos mais famosa do futebol africano: Kolo e Yaya Touré. Eles representaram o país no torneio continental em 2006, 2008, 2010, 2012, 2013 e 2015.

Os irmãos, que foram companheiros (Manchester City) e adversários na Premier League, viveram o auge da parceria na seleção em 2015, com o título da Copa Africana de Nações. A dupla, à época, dedicou o troféu ao irmão mais novo, Ibrahim, que morreu em 2014 por causa de câncer.

“Ibrahim adorava futebol. Era a vida dele. Eu disse à minha esposa, à esposa do Ibrahim e também ao meu pai, que queria ganhar este troféu [com a Costa do Marfim] para ele. (…) Sinto que dei algo ao meu irmão. Conseguir isso no último dia da minha carreira na seleção foi um dos melhores dias da minha vida”, afirmou o ex-zagueiro Kolo Touré.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.