Zebra, Mauritânia estreia nas oitavas da Copa Africana com quatro irmãos no time

Seleção da Mauritânia conseguiu a classificação inédita para o mata-mata e encara Cabo Verde nesta segunda

Da redação

Zebra, Mauritânia estreia nas oitavas da Copa Africana com quatro irmãos no time
Seleção da Mauritânia tem quatro irmãos no time na Copa Africana
REUTERS/Luc Gnago

A Mauritânia já tem uma campanha histórica na Copa Africana de Nações 2024: a seleção conseguiu a primeira vitória de sua história na competição e se classificou para o mata-mata de forma inédita. Nesta segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), a equipe desafia a lógica com um fato inusitado: duas duplas de irmãos compõem o time que enfrenta Cabo Verde nas oitavas. A partida tem transmissão de Bandplay, Band.com.br e Youtube do Esporte na Band.

Nouh Mohamed El Abd e seu irmão mais novo, Sidi Ahmed Mohamed El Abd, representam a família na seleção. Os atletas jogam no FC Nouadhibou.

Além deles, Lamine Ba também está acompanhado de seu irmão, El Hadji, na equipe de Mauritânia. Eles nasceram na França e disputam a Copa Africana pelo país de cerca de 4,9 milhões de habitantes pela primeira vez.

A situação não é inédita na Copa Africana, e alguns irmãos já marcaram época no campeonato. Até pouco tempo atrás, a Costa do Marfim tinha talvez a dupla de irmãos mais famosa do futebol africano: Kolo e Yaya Touré. Eles representaram o país no torneio continental em 2006, 2008, 2010, 2012, 2013 e 2015.

Os irmãos, que foram companheiros (Manchester City) e adversários na Premier League, viveram o auge da parceria na seleção em 2015, com o título da Copa Africana de Nações. A dupla, à época, dedicou o troféu ao irmão mais novo, Ibrahim, que morreu em 2014 por causa de câncer.

“Ibrahim adorava futebol. Era a vida dele. Eu disse à minha esposa, à esposa do Ibrahim e também ao meu pai, que queria ganhar este troféu [com a Costa do Marfim] para ele. (…) Sinto que dei algo ao meu irmão. Conseguir isso no último dia da minha carreira na seleção foi um dos melhores dias da minha vida”, afirmou o ex-zagueiro Kolo Touré.