Costa do Marfim e Nigéria farão a final da Copa Africana de Nações de 2023. As seleções conseguiram as suas classificações nesta quarta-feira (7) após as vitórias sobre República Democrática do Congo e África do Sul, respectivamente. O confronto, além de valer o título da competição, marca uma revanche entre os países, que já se enfrentaram na fase de grupos do torneio.
As duas seleções se enfrentaram pela Copa Africana de 2023 no dia 18 de janeiro de 2024 no Estádio Olímpico Alassane Ouattara, em Abdijã, palco da final da competição. Na ocasião, Costa do Marfim e Nigéria fizeram um jogo bastante movimentado, mas os nigerianos venceram por 1 a 0 com gol de pênalti de Ekong.
A partida marcou a primeira derrota da Costa do Marfim na Copa Africana, mas a situação para os marfinenses ficaria mais complicada. Na última rodada, os Elefantes foram goleados por 4 a 0 pela Guiné Equatorial em duelo marcado por confusão dentro e fora do Estádio Olímpico Alassane Ouattara. A goleada marcou a demissão do técnico francês Jean-Louis Gasset, que foi substituído pelo ex-jogador Emerse Faé.
Classificações heroicas e emocionantes
A Costa do Marfim conseguiu a classificação ao mata-mata graças ao empate de Gana contra Moçambique e à vitória de Marrocos contra Zâmbia. Os resultados colocaram a seleção da casa contra Senegal, atual campeão da Copa Africana de Nações. Mesmo saindo atrás do placar, os marfinenses empataram o jogo e conseguiram a vaga para as quartas de final nos pênaltis.
Nas quartas de final, o adversário foi Mali, que se classificou em primeiro no grupo E da Copa Africana de Nações, e a Costa do Marfim sofreu com mais adversidades. Os donos da casa tiveram o zagueiro Kossounou expulso ainda no primeiro tempo e saíram atrás do placar aos 26 minutos da segunda etapa. No entanto, os marfinenses conseguiram o empate aos 45 da etapa final e a virada nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação para levar a torcida à loucura.
Campanha de peso e classificações dignas de filme
A Nigéria terminou a primeira fase da Copa Africana de Nações na liderança do grupo A, com sete pontos em três jogos, mas não somou atuações brilhantes na primeira fase. No mata-mata, os nigerianos enfrentaram Camarões, algoz em três finais de CAN - 1984, 1988 e 2000 -, nas oitavas de final. A vitória veio de maneira dramática, mas aconteceu: 2 a 0 e classificação para as quartas.
Na fase seguinte, a adversária foi a sensação Angola, líder do grupo D, que tinha Argélia e Burkina Faso entre os oponentes. O 1 a 0 foi o suficiente para garantir a vaga nigeriana para as semifinais, onde as Super Águias sofreram, mas eliminaram a África do Sul por 4 a 2 nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Cenário típico dos lendários filmes do país africado, conhecido pela produção de longas.
Emoção e classificações épicas não faltarão. Costa do Marfim e Nigéria vão protagonizar uma grande decisão em busca do título da edição de 2023 da Copa Africana de Nações. Os marfinenses buscam o terceiro troféu, enquanto os nigerianos vão em busca do tetra.
Final da Copa Africana de Nações - Nigéria x Costa do Marfim
- Data: 11 de fevereiro de 2024
- Horário: 17h (de Brasília)
- Local: Estádio Olímpico Alassane Ouattara, em Abdijã, Costa do Marfim
Transmissão: Band, Bandplay, Band.com.br e Youtube do Esporte Na Band