A Costa do Marfim escapou de um vexame em casa na primeira fase da Copa Africana de Nações, mas agora está nas quartas de final. Nesta segunda-feira (29), a seleção anfitriã eliminou Senegal com vitória por 5 a 4 nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
Moussa Niakhaté, de Senegal, foi o único que desperdiçou a sua cobrança nas penalidades. Kessié, que havia marcado o gol da Costa do Marfim no tempo normal, foi o responsável por bater a quinta penalidade, que garantiu a classificação aos anfitriões.
O resultado é surpreendente por vários aspectos. Costa do Marfim se classificou para o mata-mata com a última vaga (quarto melhor terceiro colocado), demitiu o técnico Jean-Louis Gasset no meio da competição e tinha pela frente nas oitavas de final os atuais campeões. Senegal terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e sai da competição sem derrota.
No tempo normal, Diallo abriu o placar para Senegal, depois de um belo cruzamento de Sadio Mané, aos 4 minutos. Na reta final do jogo, a Costa do Marfim arrancou o empate. O time teve uma penalidade a favor, convertida por Kessié.
Como a igualdade permaneceu no tempo normal, o confronto foi para os pênaltis.
Com a classificação, Costa do Marfim aguarda pelo vencedor de Mali x Burkina Faso. O jogo de quartas de final acontece no próximo sábado (3), às 14h (de Brasília).