A Mauritânia fez história na Copa Africana de Nações. A seleção bateu a Argélia de Mahrez e Slimani por 1 a 0 nesta terça-feira (23), no Estádio da Paz, na Costa do Marfim, venceu pela primeira vez no torneio e, de quebra, garantiu vaga nas oitavas de final. Yali Dellahi fez o único gol do jogo, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, a Mauritânia fica com três pontos, na terceira posição e com -1 gol de saldo (primeiro critério de desempate). Como Costa do Marfim (três pontos e -3 de saldo) e Gana (dois pontos) fecharam a primeira fase com campanhas inferiores, a seleção garante uma das quatro vagas aos melhores terceiros.
Já a Argélia está eliminada da Copa Africana. A seleção fica na lanterna do Grupo D, com dois pontos. No outro confronto da chave, Angola venceu Burkina Faso e garantiu a liderança.
Mesmo eliminada na terceira rodada da Copa Africana, a Mauritânia foi melhor do que a Argélia nesta terça-feira. Pressionou a adversária e imprimiu velocidade nos contra-ataques para levar a melhor em 90 minutos. O resultado poderia ser até maior, já que a Mauritânia acertou a trave, por exemplo.
Principal jogador da Argélia, Mahrez começou a partida no banco. O canhoto, que atualmente defende o Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi acionado na volta do intervalo, quando a sua equipe já estava em desvantagem. Ele teve uma atuação sem brilho.
A Copa Africana de Nações tem transmissão exclusiva da Band na TV aberta, em Bandplay e em Band.com.br. A 34ª edição do principal torneio de seleções do continente africano acontece na Costa do Marfim.